A União Nacional dos Esquerdistas, digo, dos Estudantes, fará seu 54º Congresso em Goiânia a partir de hoje, e espera que seja o maior já realizado pela entidade, com até 10 mil “estudantes”. A UNE, como se sabe, não representa de fato os estudantes há décadas, preferindo a proximidade com os partidos socialistas e, desde a chegada do PT ao poder, com o próprio governo. É a união dos “estudantes” que não estudam, pois preferem fazer arruaça, baderna ou “revolução”.
Mas, como todo filhote de Lenin, a UNE apela para o duplipensar orwelliano, e usa em seus discursos termos que, na prática, repudia. É o caso desse novo congresso, que fala em nome da democracia. Diz o site da UNE:
Em março de 2015, a UNE se juntou a outras entidades como o MST, a CUT e a CTB, promovendo uma série de manifestações em todo país para defender a democracia, a reforma política, além de protestar contra os interesses de privatização da Petrobras. O posicionamento da UNE acontece em um momento de ascensão do conservadorismo e de expressões golpistas a favor, inclusive, da volta da ditadura militar no país.
Os estudantes temem, também, os retrocessos do Congresso Nacional em temas como a redução da maioridade penal e a reforma política antidemocrática – beneficiando o personalismo na política, a corrupção e a influência do poder econômico no sistema político brasileiro.
Risos. Democracia, para a UNE, é apoiar o MST e a CUT, ou seja, inspirar-se na Venezuela ou em Cuba! A pauta é clara: evitar a privatização da Petrobras, que nem está sendo discutida (e sim praticada, em parte, pelo próprio PT, que vende a preço de liquidação diversos ativos da estatal, que praticamente quebrou). Petrolão? O que é isso? Não esperem que esses “estudantes democráticos” se importem com corrupção, quando vem da esquerda.
Notem que os comunas tentam também associar o termo conservador a golpista e ditadura. Não é fofo? Poderíamos pensar que quem escreveu isso estava sob o efeito da canabis, o que não seria anormal, mas não é o caso: é falta de caráter mesmo, de vergonha na cara.
Quanto à redução da maioridade penal, claro que a UNE, como de praxe, colocar-se-ia contra a população ordeira e a favor dos bandidos. A insensibilidade desses socialistas para com os pobres trabalhadores vítimas de marginais sempre foi enorme. Muitos são filhinhos de papai que encontram adrenalina na “causa revolucionária”, depois de garantir a mesada para comprar o iPhone novo, naturalmente.
Por fim, o combate à reforma política é uma piada. A grande reforma, segundo a UNE, seria impedir financiamento de empresas, como se o financiamento público pleno fosse resolver alguma coisa. Eis a enquete canalha que colocaram no site:
Mais risos. Ou seja, se você é a favor da reforma “democrática”, então você precisa condenar o financiamento de empresas. Agora, se você acha que as empresas devem poder financiar campanhas, então você não só está satisfeito com o sistema político todo como está hoje, como você também não é um democrata! Onde essa turma aprendeu a fazer enquetes assim? Com Fidel Castro? Entenderam porque os comunas adoram plebiscitos e “democracia direta”? Porque é assim que eles imaginam as perguntas para consulta popular…
Na coluna de Ilimar Franco no GLOBO hoje conhecemos a nova presidente da UNE. Claro, uma militante do PCdoB. Claro, o jornalista enaltece a cartada sexual: mulher na política (pensei que depois de Dilma esse tipo de demagogia iria acabar, mas estava errado, obviamente). E claro, ela defende as universidades públicas, mas estuda na PUC de São Paulo:
Não sei bem como o jornalista sabe que ela será eleita. Achei que ainda haveria eleição, como diz o próprio site:
A eleição da nova presidência e diretoria da UNE no domingo (7) é um dos momentos mais aguardados do Congresso. A nova direção estará à frente de 7 milhões de universitários do país e será responsável pelos rumos da UNE no atual cenário político e educacional do país. Já foram presidentes da UNE personagens como o ministro Aldo Rebelo, os senadores Lindberg Farias e José Serra, os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro.
Será que é uma eleição bem democrática de chapa única, como em Cuba? No mais, vale desabafar: cruzes! Que lista! O menos socialista aí é José Serra, ainda assim um esquerdista empedernido, e que ironicamente é “acusado” de “neoliberal” pelos “estudantes” comunistas da UNE. Agora, a pretensão de representar 7 milhões de universitários do país todo é hilária, não é mesmo?
Tudo isso seria apenas motivo de piada, pois ninguém mais leva a UNE a sério, não fosse um detalhe: a entidade levou milhões do nosso dinheiro a título de indenização. Foram R$ 30 milhões, para ser mais exato. É dinheiro pra caramba! Suficiente para comprar o silêncio de muito jovem “idealista”. E a pergunta não quer calar: onde foi parar essa montanha de recursos?
Mandei um email para a UNE com essa pergunta. Vamos aguardar a resposta, se é que ela virá. Já que a UNE fala tanto em nome da “democracia”, seria de bom alvitre divulgar democraticamente o destino desse dinheiro, não é mesmo? Transparência total, contas abertas. E então: onde foi parar esse dinheiro todo, camaradas?
Rodrigo Constantino