Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Ciro de centro? Não força, Maia!

Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a união do "centro" em torno de um único nome para disputar a eleição presidencial de 2022 e citou como possíveis candidatos do campo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido) e o ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes (PDT).

Em entrevista à Globo News na noite desta quarta-feira, ele disse que, caso isso não aconteça, o pleito certamente será disputado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e um candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT):

Eu acho melhor nome do centro é a unificação do centro. Esse é o melhor nome. Se ninguém tiver capacidade de unificar o centro, significa que o centro estará fora do segundo turno. Isso serve pro Doria, pro Luciano Huck, pro Ciro Gomes, serve para todos que estão nesse campo aqui de centro-esquerda até centro-direita, no meu ponto de vista. Se não unificar isso aqui, vai dar certamente Bolsonaro de um lado e o candidato do Lula do outro.

Há, de fato, um espaço vazio a ser ocupado mais ao centro, contra a polarização entre PT e Bolsonaro. O presidente, aliás, conta com essa polarização, e precisa de Lula vivo politicamente para tal intento. Sempre que o pleito for uma espécie de plebiscito sobre o lulismo, seu antípoda, Bolsonaro, sai com larga vantagem.

Dito isso, o que se chama de centro não é centro, nem aqui nem na China. Para começo de conversa, o que se demanda, em larga escala, é algo como um bolsonarismo sem Bolsonaro, ou seja, uma guinada à direita, mas sem os excessos do presidente e seu núcleo duro. Um liberalismo com viés conservador, enfim, mas sem olavismo radical. Uma direita moderada.

E quem, nessa lista, é direita? Nem Huck, que é progressista, nem Maia, que é fisiológico, nem Doria, que até poderia ocupar esse espaço, mas o lado tucano impede. Doria talvez seja o único da lista que possa se encaixar num rótulo centrista.

Mas o que dizer de Ciro Gomes?! O coronelzinho nordestino é um nacional-desenvolvimentista de esquerda, e uma esquerda radical. Também tem o fisiologismo como marca, tanto que passou por quase todos os partidos e governos, e foi ministro de Lula.

Ciro prega mais estado dirigista, tem retórica inflamada, representa o típico populismo brasileiro. Em vários aspectos, estaria bem mais para o perfil de Lula ou de Bolsonaro do que de um centro moderado.

O fato de Maia ter incluído Ciro Gomes nessa lista mostra como a "janela de Overton" ainda precisa migrar para a direita no Brasil. O que se chama de centro é, na verdade, esquerda, e o que se chama de esquerda é extrema esquerda socialista, como PT e PSOL.

Questionado sobre a citação a Ciro Gomes como candidato de centro e lembrado de que o DEM conversa com o PDT, partido do ex-governador, que apoiava Lula, Maia disse achar que a união é factível:

Minha primeira filiação partidária foi no PDT. Eu tinha uma foto do [Leonel] Brizola [ex-governador do Rio] no meu... Depois eu caminhei mais para a direita, mas tenho grandes amigos e ganhei grande admiração pelo PDT. Acho que é uma partido que tem uma ótima imagem, se manteve fiel à defesa das suas posições. É de centro-esquerda. Eu acho que o Ciro Gomes tem que estar aqui com a gente.

Eis aí o queridinho de muito jornalista, que considera Maia um ícone de moderação! Ele pode ter tido seu papel na reforma previdenciária, pode ter se alinhado à pauta econômica de Paulo Guedes, mas o ranço esquerdista salta aos olhos. PDT e Brizola merecerem elogios é o fim da picada! Ciro Gomes de centro?! Que piada! Não força a barra, Maia!

Esse tipo de comentário mostra por que, com todos os defeitos e arroubos verborrágicos, Bolsonaro deve mesmo ser reeleito. As alternativas são de chorar!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.