| Foto:
Ouça este conteúdo

O maior erro político que existe talvez seja ridicularizar todos os eleitores do seu opositor. Hillary Clinton fez isso ao chamar metade da base de apoio a Trump de "deploráveis", o que ajudou em sua derrota. Admitir que pessoas inteligentes e honestas discordam da gente de forma legítima é a base da democracia.

CARREGANDO :)

Mas essa atitude se torna cada vez mais rara, especialmente à esquerda. O uso abusivo de rótulos depreciativos para definir os direitistas fez com que muitos "progressistas" realmente passassem a acreditar que só um estúpido pode votar em Trump ou no Brexit.

Não passa por suas cabeças que muitos, inteligentes e honestos, cansaram do viés escancarado da mídia, consideram que o pêndulo extrapolou para o lado esquerdo, temem uma imigração descontrolada, rejeitam o radicalismo crescente dos democratas, etc.

Publicidade

O novo caso, que já está sendo explorado pelos republicanos, veio do comentarista Don Lemon na CNN. Lemon não conseguiu segurar a gargalhada enquanto descrevia o "típico" eleitor sulista de Trump, um ignorante que nada sabe de matemática, segundo ele, e que enxerga apenas linhas nos mapas.

O Comitê Nacional Republicano não perdeu tempo e fez um comercial usando o vídeo, afirmando: "eles pensam que você é uma piada; prove que estão errados em novembro". Vejam:

Essa visão elitista e preconceituosa que muitos "liberais" cosmopolitas têm dos conservadores mostra apenas o abismo que se abriu entre essa turma e o restante do povo. Vale lembrar que a renda per capita dos eleitores republicanos era maior do que a dos democratas!

Mas é mais reconfortante pensar que todos aqueles que discordam da minha cartilha politicamente correta são uns rednecks idiotas, não é mesmo?

Publicidade