Por João Luiz Mauad, publicado pelo Instituto Liberal
Se, de um lado, existem aqueles que consideram que o Coronavírus trará o Armagedom – uma espécie de revanche da Mãe Natureza contra os seus inimigos humanos -, também há, de outro, os apóstolos de sempre das teorias conspiratórias mais bizarras.
Há pouco, recebi de um amigo um vídeo em que um doido enumera razões pelas quais tem certeza de que o Novo Coronavírus é uma criação dos chineses para provocar uma queda acentuada nos preços das commodities e assim baratear a recomposição de seus estoques de matérias primas.
O valente deve ser daqueles que juram de pés juntos que os “imperialistas americanos” provocam guerras no exterior só para vender armas e colocar as mãos em mananciais de petróleo alheios a preço de banana, sem atentar para os custos imensos de uma guerra. Cálculo de custo-benefício, definitivamente, não é o forte dessa gente.
A economia da China está praticamente parada há um mês. As cadeias de suprimento estão interrompidas e a volta à normalidade, depois do vírus, será longa e tortuosa. Os baixos custos das matérias primas nem de longe compensarão a forte recessão que terão de enfrentar no primeiro semestre, já estimada na casa dos trilhões de dólares. Sem falar das inúmeras empresas que irão à falência por falta de capital de giro para bancar a paralisação.
Haja Coronavírus para tanta idiotice…
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião