O ministro Luís Roberto Barroso, que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta (19) que o Brasil superou “ciclos de atraso” no que se refere à questão da democracia. A fala ocorreu ao ser questionado por pessoas presentes em um evento do Lide Brazil em Zurique, na Suíça, após fazer um balanço dos trabalhos da corte ao longo de 2023.
Barroso disse que está há um ano sem sofrer ofensas ou ameaças, e que houve uma diminuição da temperatura política: “Prevaleceu a institucionalidade e nós superamos os ciclos do atraso. E democracia não é um espaço do consenso, tem muita gente divergindo de muita coisa, como é legítimo. Mas, há um ano que eu não sou insultado”.
Barroso, um ser iluminado, derrotou o bolsonarismo, e está feliz que não é mais insultado, logo, a democracia foi salva, o amor venceu!
Puxa vida! Se Barroso não é xingado em público - só podemos imaginar o que rola nos grupos fechados de WhatsApp e nas conversas de bar - então isso só pode ser sinal de evolução institucional em nosso país! Curiosamente, o ministro Alexandre de Moraes discordaria: “Quem não quer ser criticado, satirizado, fica em casa. Não seja candidato, não se ofereça para exercer cargo político. É uma regra desde que o mundo é mundo”.
Mas, voltando ao relevante, Barroso também ressaltou no evento que o STF é “parte da solução” na manutenção das instituições democráticas durante o governo do ex-presidente. Ele minimizou a eleição de muitos deputados e senadores alinhados ao discurso de Bolsonaro.
Tudo que vem acontecendo no Brasil nos últimos meses deveria ser só uma piada. Deveria. Mas não é.
“Eu tenho me esforçado para mostrar para esse segmento da sociedade que o Supremo não é um problema, mas parte da solução”, pontuou emendando que acendeu “todas as luzes que podia acender” sobre seu posicionamento durante o governo do ex-presidente.
"Nós derrotamos o bolsonarismo!", gritou Barroso aos comunistas da UNE. "Perdeu, mané, não amola!", disse a um cidadão brasileiro que questionava sobre as urnas em Nova York. Barroso, um ser iluminado, derrotou o bolsonarismo, e está feliz que não é mais insultado, logo, a democracia foi salva, o amor venceu! E se você discordar, então o problema é você...
E como tudo que já é péssimo pode ficar ainda pior, Barroso também disse que há uma lenda de que o Brasil tem insegurança jurídica. Será que ele confundiu o Brasil com a Suíça, de onde proferiu tal fala absurda? Pois o Brasil é o sexagésimo-quarto no ranking de 96 países em qualidade na aplicação das normas, e está entre os piores em segurança jurídica no mundo. E o STF, vale notar, tem tudo a ver com isso.
Tudo que vem acontecendo no Brasil nos últimos meses deveria ser só uma piada. Deveria. Mas não é. E por isso é tão trágico!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS