Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Disputa acirrada já tem perdedor claro: a mídia torcedora

Ouça este conteúdo

Ninguém pode negar a falta de emoção na apuração da eleição americana, que mais parece uma final do Superbowl. O resultado ainda está indefinido, pois faltam fechar alguns estados-chave. Os democratas mantêm a esperança de uma virada de Biden, até porque os votos que precisam ser contados são, na maioria, por correio. E há uns saltos esquisitos, como podemos ver:

Mas o resultado não foi fantástico para o Partido Democrata em geral. Perderam 4 cadeiras na Câmara, ganharam uma no Senado. E a decisão para presidente será no photochart. Nas redações dos principais veículos de comunicação, Trump perdeu de lavada, uns 99,9% a favor de Biden (digo isso pois deve ter um conservador escondido ali, que não pode admitir). Mas nas urnas americanas o buraco é bem mais embaixo, como fica claro.

A mídia torcedora e os institutos de pesquisa já são, uma vez mais, os grandes perdedores dessa eleição, com sua credibilidade indo pro vinagre de vez. Agora imagina que esse resultado até aqui foi com: 1. massacre da mídia contra Trump; 2. uso demagógico da pandemia; 3. operação abafa do escândalo envolvendo Biden; 4. mídias sociais censurando conservadores. Em condições normais de temperatura e pressão seria lavada mesmo. Pra Trump!

O risco de fraude não pode ser descartado. Contagens pararam em estados-chave, em que Trump liderava. E tivemos esses hiatos estranhos, como já mostrei. Incompetência ou fraude? O risco não é desprezível. E deve acabar em judicialização, como Trump já ameaçou.

Outra lição da eleição: Trump poderia ter sido menos tóxico, fanfarrão, para não afugentar a "mãe do subúrbio". Entendo a revolta com os ataques desonestos da mídia. Entendo alimentar a militância com "mitadas". Mas ele perde voto com essa postura. Pode dar o recado sem os excessos. E assim teria maiores chances também...

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.