O Brasil está desesperadamente torcendo para que esses dados malucos da China sejam verdadeiros. Essa foi a chamada da matéria no Business Insider sobre a euforia que tomou conta da Bolsa de Valores no Brasil hoje, com o Ibovespa subindo mais de 3%.
O site financeiro afirma que os dados chineses de comércio foram tão bons, que parecem bons demais para serem verdadeiros. As exportações cresceram mais de 5% em julho, ano contra ano, bem mais forte do que os 2% que os analistas esperavam.
Mais impressionante: as importações saltaram mais de 10% no mês, em relação ao mês do ano anterior, e as expectativas eram de somente 1% de crescimento. Mas a realidade pode não ser esse céu de brigadeiro. Os analistas levantaram suspeitas quanto à veracidade dos dados.
As estatísticas na China são pouco confiáveis, há manipulação frequente e muita caixa preta. É cedo demais para celebrar uma retomada mais forte de sua economia. Só que os investidores viram esses dados como um grande alívio para as empresas brasileiras.
Afinal, nossa economia ainda é muito dependente do crescimento chinês, e o Ibovespa ainda acumula uma queda superior a 20% no ano! Petrobras e Vale, as maiores empresas do país, acumulam quedas acima de 30%!
Portanto, é compreensível a euforia proveniente desse número mais forte. Um dia de festa chinesa no Brasil. Mas vale lembrar de um provérbio chinês então: “Espere o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier”. Se eu fosse um investidor de ações no Brasil, faria um esforço para conter a empolgação com base em um único dado estatístico, ainda por cima chinês…