Assim são nossos “intelectuais” que há décadas têm (de)formado opinião Brasil afora. Essa nem vou mandar para meu vizinho virtual, Reinaldo Azevedo, para ele não ter um treco. É preciso consumir uma caixa de Engov (eu deveria virar garoto-propaganda do remédio, não acham?). Lá vai:
Entenderam? O “pensador”, com quem já tive o “prazer” de debater em um evento na PUC-Rio, afirma que Obama e Joaquim Barbosa (JB para os “íntimos”) são… isso mesmo, de direita!
Obama, aquele socialista light, que sonha em transformar os Estados Unidos em uma França piorada, e Joaquim Barbosa, assumidamente um social-democrata que votou em Lula e na Dilma, ambos de direita?
Em breve, a continuar nessa toada, o PSOL será acusado de direita pelo PSTU, que em seguida será acusado de direita pelo PCO. Até o Brasil virar um “Cubão”, essa gente não vai descansar.
A tática é conhecida: vão jogando cada vez mais para a esquerda o conceito de “centro” ou “moderado”, até um Lênin da vida parecer um tipo de centro-esquerda. A hegemonia de esquerda na política nacional é, em parte, resultado dessa estratégia bem-sucedida desses radicais comunistas.
Respondendo à pergunta do título: eu não acho que Emir Sader devesse ser confinado em um Pinel…