Recebo um press release sobre novo estudo da influência da classe média nos países emergentes. Diz:
A última edição da revista Poverty in Focus sobre Classe Média do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)/PNUD traz 15 artigos de colaboradores nacionais e internacionais, com o objetivo de promover o debate sobre classe média a partir de diferentes temas: metodologias para mensurar o tamanho da classe média, escolhas políticas, democracia, crise econômica, manifestações políticas recentes, globalização e desenvolvimento.
Muitos especialistas já estudaram o fenômeno da classe média, mas ainda não há consenso sobre o conceito e a definição desse estrato da população, que segundo estimativas pode atingir 30% da população global em 2030, isto é, 2 bilhões de pessoas (considerando uma população total de 8 bilhões). “A identificação e a definição de classe média podem auxiliar na formulação de políticas públicasque visam ao desenvolvimento”, analisa Michael Maclennan, pesquisador do IPC-IG e editor da Poverty in Focus.
[…]
Entre os autores dos artigos estão Francis Fukuyama, Standford University, Marilena Chaui, Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Paes de Barros, SAE, Jessé Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Luiz F. Lopez-calva, Banco Mundial, entre outros.
É sério que fizeram uma publicação sobre classe média e foram buscar as análises da filósofa Marilena Chaui? Ora bolas, não precisava! Nós já sabemos o que ela pensa da classe média. Ela fez questão de deixar bem claro, sem margem a dúvidas. Vejam:
httpv://www.youtube.com/watch?v=H1nZeCncZps
Depois dessa, confesso que não vou ler a publicação sobre a influência da classe média nos países emergentes. Essa gente deveria escolher melhor seus analistas…
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS