O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pediu a expulsão sumária do policial militar reformado Eucimar da Silva Archanjo, 37 anos, que é suplente de um vereador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ele foi preso na noite desta quinta-feira (14) suspeito de participar de um assalto na Lapa, Centro do Rio.
Eucimar foi detido junto com Alan Ferreira, de 25 anos. Eles são suspeitos de assaltar o dono de um veículo durante uma negociação de compra. O presidente do Diretório Municipal de Belford Roxo do PCdoB, Wagner Tustes, já havia adiantado que seria pedida a expulsão sumária do ex-PM do partido.
Segundo a polícia, o dono do carro contou que anunciou o veículo para a venda. Dois homens se apresentaram como compradores e, durante a negociação, anunciaram o assalto.
A vítima, que preferiu não se indentificar, disse que estava com o primo na hora da ação e que os dois criminosos circularam com eles no carro por quase 20 minutos. Um deles conta que foi agredido pelos assantates.
“Coronhada na cabeça, não acreditava que fosse um assalto… Coronhada para sair do carro”, disse.
Depois de liberadas, as vítimas avisaram a PM e, menos de 10 minutos depois, agentes da Operação Lapa Legal conseguiram encontrar o carro. Ainda segundo a polícia, os dois supostos compradores foram presos em flagrante. Com eles foram apreendidos uma pistola, um revólver e munição.
Na delegacia, os agentes descobriram que Eucimar, além de ex-PM, era suplente de um vereador em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Os presos prestaram depoimento durante a madrugada e serão transferidos nesta sexta-feira para um presídio.
Considero uma injustiça a expulsão do suposto assaltante. Isso é perseguição aos mais fracos e oprimidos, um ranço da elite branca que colonizou o Brasil e nele manda há 500 anos. Onde já se viu punir um sujeito que apenas lutava contra a desigualdade social, expropriando a propriedade privada de um burguês que foi obtida com a mais-valia?
O comunismo matou mais de cem milhões de inocentes, escravizou outros tantos milhões, espalhou a miséria pelo mundo todo, e Stalin constatou que milhões de mortes eram apenas estatística. Não obstante, o PCdoB ainda enaltece o mesmo comunismo, usa o mesmo símbolo da foice com o martelo, aplaude até mesmo o tirano da Coreia do Norte. E vai punir um mísero assaltante de carro?
Isso é absurdo! Incoerente! Injusto! Coisa de pequeno-burguês, moralista, influenciado pela mídia golpista. Guilherme Boulos invade propriedades e nunca é punido; ao contrário: virou celebridade e ganhou coluna no maior jornal do país. Vários escândalos de corrupção explodiram no colo do PCdoB, companheiro do PT no governo, e ninguém foi expulso.
O ex-ministro dos Esportes Orlando Silva, por exemplo, envolveu-se em infindáveis esquemas de desvio de recursos, usou dinheiro público para bancar hospedagem no Rio para ele, a mulher, a filha e a babá, e acabou deixando o governo Dilma, sendo o sexto ministro a cair no começo da “faxina ética”, logo interrompida pela presidente. Até onde sei, não foi expulso do PCdoB.
O leitor entende minha revolta? Pobre Eucimar da Silva: um mero suplente de vereador, tendo de correr atrás do pão nosso de cada dia, roubando apenas um carro para melhorar de vida e, quem sabe, chegar ao padrão mais burguês de todos os demais comunistas incrustados no poder ao lado dos petistas. É um acinte!
Rodrigo Constantino
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS