| Foto:

Rumores logo no começo do dia de ontem sobre uma nova pesquisa eleitoral, em que Dilma teria perdido intenções de voto, fizeram as ações das estatais dispararem na Bovespa. Eletrobras subiu mais de 6%, Banco do Brasil mais de 4% e Petrobras quase 3,5%.

CARREGANDO :)

A pesquisa, porém, acabou não sendo divulgada, como informa o Infomoney. A TV Globo e o Estadão tinham encomendado a pesquisa junto ao Ibope, que a registrou no TSE. A previsão da divulgação era para esta quarta-feira, o que não ocorreu. Algo muito estranho…

A nova previsão ficou para hoje à noite, mas é bom haver alguma explicação do motivo pelo qual ocorreu esse adiamento. Afinal, os rumores no mercado indicaram claramente a queda acentuada da presidente Dilma nas pesquisas, o que pode ser verificado pela própria alta das ações das estatais.

Publicidade

A razão desta alta, para deixar claro aos mais leigos, é que todos os investidores, do Brasil e do mundo, rejeitam o intervencionismo excessivo do atual governo e reconhecem a péssima gestão econômica de Dilma. A Petrobras, o caso mais emblemático, vem sendo literalmente destruída pelo PT, e o setor elétrico idem.

A simples possibilidade mai0r de ocorrer mudança de governo em outubro fez com que vários investidores corressem para comprar as ações dessas estatais, massacradas atualmente.

Podemos apenas imaginar quanto o Ibovespa subiria se, de fato, o PT fosse derrotado nas urnas. Mas duvido que qualquer especialista fosse prever uma alta inferior a 30%, no primeiro momento. O potencial de destruição de valor de nossas empresas é muito grande com o PT no poder, o que já ficou claro para todo mundo que atua no mercado financeiro.

Em resumo, aqueles especialistas mais atentos ao impacto econômico das trapalhadas do atual governo, que fazem análises detalhadas e projetam o fluxo de caixa futuro das empresas, são unânimes ao expressar aversão ao governo Dilma. Basta um simples rumor de que ela caiu nas pesquisas eleitorais que é festa na Bovespa. Resta saber se os rumores vão se concretizar e entender por que houve adiamento na divulgação da pesquisa…

Publicidade

Rodrigo Constantino