Um dos temas mais controversos na economia é a tragédia dos comuns. Propriedade coletiva e comunitária que invariavelmente acaba descuidada, poluída, suja, abusada. Muitos pensam que a solução para esse problema é mais controle estatal, mais vigilância, mais leis e regras. Não. A solução, sempre que possível, é privatizar.
Tratei do tema no meu livro Privatize Já, citando casos como o desmatamento amazônico e a poluição nos lagos e rios. O leitor ficaria surpreso ao saber que até a privatização de partes do oceano tem ajudado bastante a indústria pesqueira! A frase que deve ser dita e repetida aqui é: aquilo que pertence a todos, não pertence a ninguém.
Com isso em mente, parabenizo o Portal Libertarianismo por ter feito as legendas em português e divulgado essa rápida aula de John Stossel sobre o assunto. Ela tem pouco mais de 10 minutos (é cortada depois), e conta com uma entrevista com Hernando de Soto, autor peruano de The Mystery of Capital, livro que recomendo a todos. Vejam o vídeo:
httpv://www.youtube.com/watch?v=5EJdntU3WO0
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS