Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Impeachment já!

Alexandre de Moraes multa Facebook
Alexandre de Moraes é o ministo relator do inquérito das fake news no STF. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Ele representa um perigo para nossa democracia. Ele é incompetente, agiu de forma irresponsável na pandemia, há suspeitas de corrupção que pairam sobre ele, e os abusos de poder são mais do que evidentes, incluindo censura à imprensa. Se continuar sem amarras e freios, ele pode destruir o Brasil, e já tem produzido enorme insegurança jurídica e política, que afugenta investidores. Só vejo uma saída: seu impeachment.

Falo, claro, do STF. Pelo menos um ministro supremo precisa sofrer impeachment, caso contrário a escalada do arbítrio vai continuar. Os ministros tomam decisões monocráticas, transformando uma instituição em onze. Abrem inquéritos ilegais que perseguem cidadãos, agindo como réus, procuradores, investigadores e juízes. Protegem políticos com foro privilegiado, enterrando inquéritos ou impedindo busca e apreensão em seus gabinetes. Não dá mais para suportar!

O presidente Dias Toffoli, esta semana, disse que o STF é como o “editor da nação”. A fala revela sua mentalidade autoritária, e é assustadora. No longo prazo, temos que pensar em reformas estruturais que mitiguem tanto poder, que separem talvez a função de controle de constitucionalidade daquela de última instância judiciária. O mecanismo de pesos e contrapesos está capenga.

Mas estou convencido de que algo deve ser feito imediatamente, no curtíssimo prazo, para conter os abusos do STF. E só consigo pensar num caminho a seguir, já que devemos fugir de aventuras golpistas que envolvam cabos e soldados: o tal impeachment de ao menos um dos ministros. Teria enorme valor pedagógico.

Somos reféns de um STF arbitrário, que representa uma clara ameaça não só para a democracia, mas para nossa liberdade de expressão. Constatar isso não é desejar o fim do STF, e sim sua mudança de postura, para dentro dos limites constitucionais.

Resta, claro, combinar com os senadores. Muitos ali têm rabo preso e são réus protegidos pelo foro privilegiado. Daí a necessidade de extrema pressão por parte da população. Afinal, eles são ou não os nossos representantes políticos? Impeachment já!

Artigo originalmente publicado pelo ZeroHora

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.