Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Mídia tenta humanizar monstro comunista

FILE PHOTO: North Korean leader Kim Jong Un attends the 5th Plenary Meeting of the 7th Central Committee of the Workers" Party of Korea (WPK) in this undated photo released on December 31, 2019 by North Korean Central News Agency (KCNA). KCNA via REUTERS ATTENTION EDITORS " THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THIS IMAGE. NO THIRD PARTY SALES. SOUTH KOREA OUT./File Photo (Foto: via REUTERS)

Ouça este conteúdo

Teoria conspiratória? Infelizmente, não. Nos últimos dois dias, já vimos duas reportagens que tentam pintar Kim Jong-un, o ditador comunista da Coreia do Norte, como um ser humano razoável, quase decente, um bom samaritano. Duvida? Então veja:

Eis um trecho em destaque:

Com voz embargada, ele chegou a fazer pausa e tirar os óculos enquanto falava. Público foi às lágrimas ao ouvir líder norte-coreano se desculpar por nem sempre atender expectativas e ao agradecer tropas por seu sacrifício em resposta a desastres naturais e prevenção de um surto de coronavírus no país.

Isso mais parece assessoria de imprensa do regime mais opressor, assassino e fechado do planeta. Kim Jong-un já mandou matar parentes com requinte de crueldade, dizem que jogou os corpos para que cães os devorassem, controla um país que vive imerso num campo de concentração e onde mais de dois milhões já morreram de inanição.

E não acabou! Quer mais? Então veja:

Eis o que diz a "reportagem":

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, prometeu ajudar na recuperação das áreas atingidas por um tufão e construir pelo menos 25 mil casas nos próximos cinco anos, informou a mídia estatal na quarta-feira (14) (horário local).

Ao visitar uma das regiões mais afetadas da Coreia do Norte, Kim expressou pesar pelas casas onde pessoas moravam há mais de 50 anos, e pediu aos militares que lancem um projeto de construção ambicioso, segundo a KCNA.

O líder! Praticamente um timoneiro, um estadista, talvez como Mao também foi. O que são milhões de vidas perdidas para um regime opressor, não é mesmo? O que está por trás desse visível esforço de humanizar um monstro psicopata? Isso eu deixo com o leitor. Meu papel aqui é apontar o fato. Esse tipo de "reportagem" não é por acaso...

Fizemos um podcast Ideias recentemente sobre a Coreia do Norte, com um convidado que esteve lá como turista. Vale a pena escutar:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros