Ouça este conteúdo
Era só uma questão de tempo. A primeira morte por coronavírus foi registrada nesta terça-feira em São Paulo. A vítima é um homem, de 62 anos. Os detalhes serão fornecidos em coletiva de imprensa pelo governo do estado, mas ao que tudo indica se tratava de alguém com diabetes e hipertensão, ou seja, grupo de risco.
São Paulo é o local com o maior número de casos no Brasil, com 152 até agora. Ao todo, foram confirmados 234 pelo Ministério da Saúde até o último boletim na segunda-feira. A tendência é ocorrer um crescimento exponencial nas próximas semanas.
Diante desse quadro, as falas do presidente, assim como seus atos durante a manifestação de domingo, incomodam muito, com razão. Não é hora de ser leviano, irresponsável e diminuir o risco como "fantasia" ou "invenção da mídia". A crise é muito séria, não resta dúvida, e o governo, apesar da postura do presidente, tem agido de acordo com o desafio do momento, seja na Saúde, seja na Economia.
Mas se Bolsonaro chamou para si a revolta de quem esperava uma conduta mais "estadista" de sua parte, por outro lado despertou todo tipo de oportunismo barato. Colocar na conta do presidente a primeira morte pelo coronavírus, como alguns têm feito, parece histeria, oportunismo canalha, pura demagogia.
Vamos criticar a postura de Bolsonaro! Foi irresponsável mesmo! Mas essa narrativa parece coisa de petista. O que deve ter de "humanista" torcendo para a pandemia piorar só para poder atacar o presidente não está no gibi...
Vou contar uma coisa para vocês: o coronavírus matou milhares de pessoas no mundo todo! Foram milhares na Itália, na China, no Irã etc. Colocar a culpa em Bolsonaro pela primeira morte no Brasil é coisa de oportunista demagogo da pior espécie!
Eu tento dar um desconto por conta do pânico com o coronavírus; tento aplicar mais desconto ainda porque o presidente em nada ajuda com suas falas desastradas (enquanto o governo age certo); mas confesso estar enojado com o jogo sujo dos oportunistas! Esperava mais dos "liberais"...
Talvez tenha sido ilusão minha contar com uma postura mais sóbria de todos. Nossos "liberais", no fundo, estão loucos para dar as mãos a Ciro Gomes e Alexandre Frota para pedir a cabeça de Bolsonaro. Enxergam no coronavírus uma oportunidade, um pretexto, e isso tudo é muito abjeto.
Todos esses que falam em impeachment sem pudor, que culpam o presidente pela primeira morte, estão rasgando as máscaras e expondo ao país o risco da "resistência ao fascismo". Como aqui nos Estados Unidos, ela causa muito mais dano às instituições republicanas do que qualquer fanfarronice ou mesmo irresponsabilidade do presidente.
Não contem comigo para esse joguinho podre que atende aos interesses do centrão fisiológico e da esquerda radical.
PS: Um oportunista de sinal trocado poderia aproveitar o caso para culpar o governador João Doria, não? Foi em SP que aconteceu a morte, afinal. Aí alguém sério poderia argumentar que é o estado mais populoso do país, que é o que recebe mais turistas e gente que viajou para fora etc. E estaria certo, claro! Mas para um demagogo oportunista a razão não vale nada. Um opositor de Doria poderia estar usando essa tragédia da mesma forma para atacar o governo estadual. O que mostra a má-fé dos críticos histéricos do presidente.