Eu entendo. Muita gente não tem o que fazer, para onde fugir, então precisa de uma dose cavalar de esperança. Mas, como alertava Baltasar Grácian, a esperança pode ser a grande falsária da verdade. Não contem comigo para vender conforto ilusório.
Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino
Estou no "negócio" de falar a verdade desde sempre, fazendo análises independentes e realistas sobre o Brasil de acordo com aquilo que vejo e acredito. Até porque acho que o primeiro passo para sair de um buraco é constatar a situação e parar de cavar...
O Brasil segue indo rápido para a vala. O jogo é outro, turma. É ter uma direita capaz de enfrentar o arbítrio supremo. Quem acha mesmo que fazendo acenos aos donos do poder vai conseguir vitórias importantes para o povo não entendeu nada...
Digo isso com tristeza, pois o Brasil tem deprimido qualquer pessoa honesta. Os bandidos voltaram ao poder com apoio supremo. É uma cacetada por dia em quem nutre expectativas de reverter o quadro. Apenas hoje, eis algumas notícias:
O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), decidiu retirar o PL da anistia aos presos do 8 de janeiro (Projeto de Lei 2858/22) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O relatório do projeto seria discutido e votado nesta terça-feira (29). Em despacho, na segunda-feira (28), Lira determinou a criação de uma comissão especial para analisar a proposta. Na prática, a decisão faz com que a discussão do projeto volte ao início.
Enquanto isso...
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta segunda (28) a condenação de mais 14 pessoas por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023 que levaram à invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. Os réus foram julgados no plenário virtual da Corte, sendo 12 por não terem aceitado o Acordo de Não Persecução Penal proposto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e dois por porte de objetos que poderiam ser usados como armas.
Mas a elite no poder segue em festa...
A partir desta terça-feira (29), ministros do governo Lula, membros do parlamento, professores e ministros de tribunais superiores se reúnem para o 27º Congresso Internacional de Direito Constitucional, no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília. De acordo com a programação oficial, estarão presentes no evento personalidades como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o presidente do TCU, Bruno Dantas; e o ministro da AGU, Jorge Messias.
E por falar em festa...
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os atos processuais conduzidos pelo ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu no âmbito da operação Lava Jato. A decisão abrange as condenações impostas a Dirceu, incluindo aquelas já confirmadas por instâncias superiores, e invalida todas as medidas processuais relacionadas.
Diante de tudo isso, é até compreensível uma ala da direita sonhar com uma estratégia "pragmática", apostar numa espécie de xadrez 4D, tentar se aproximar da turma do poder para conseguir algumas migalhas. Só não tem dado muito certo, não é mesmo? O apaziguamento produziu algum recuo por parte do STF, por acaso? Há algum sinal de que o sistema vai parar de perseguir conservadores no Brasil? Perguntem ao Marcel van Hattem e ao Gustavo Gayer o que acham disso...
Em seu editorial de hoje, a Gazeta do Povo, jornal independente e corajoso, condena a covardia de Lira e Pacheco e questiona: "Se os presidentes da Câmara e do Senado não defendem a imunidade parlamentar, como esperar que ela seja respeitada pelo STF ou pela PF?" Pois é. Mas, por algum motivo, há uma "direita" kassabista apostando no apoio a Davi Alcolumbre para o Senado, para conseguir algum gesto qualquer de recompensa para tamanha humilhação.
Nas redes sociais, essa turma só fala de Pablo Marçal. A "direita" tarcísica é obcecada com o coach. Marçal perdeu, mandou mal, queimou seu filme. Mas parece que esse pessoal só pensa naquilo, tudo virou curral eleitoral de olho em 2026. E o Brasil segue indo rápido para a vala. O jogo é outro, turma. É ter uma direita capaz de enfrentar o arbítrio supremo. Quem acha mesmo que fazendo acenos aos donos do poder vai conseguir vitórias importantes para o povo não entendeu nada...
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS