O Instituto Liberal, fundado por Donald Stewart Jr. em 1983, é o mais antigo e tradicional dos institutos criados pelo Brasil para difundir as ideias do espectro do liberalismo. Embora produto da coragem e da ousadia de seu fundador e dos empresários e intelectuais pioneiros de que se cercou, tendo realizado ciclos de debates e organizado pequenos colóquios ou cooperado com eventos como os do Liberty Fund, em 36 anos de história o IL ainda não tinha organizado a sua própria Conferência, com seu nome e a sua marca.
O atual diretor-presidente do instituto, Lucas Berlanza, organizou pela primeira vez um Congresso do IL com o intuito de mudar isso. Ocorreu neste domingo, no Rio, e foi um sucesso. "Com público bom, diversificado, interessado e constante do início ao fim, ao longo de dez horas de encontro, prestamos a merecida homenagem aos nossos fundadores e pioneiros, em especial ao próprio Donald Stewart", comemorou o presidente.
A ideia era um estar presente e fazer a palestra de abertura. Infelizmente, imprevistos impossibilitaram minha ida. Mas gravei o vídeo da palestra, que foi exposto no evento. Segue ao público da Gazeta, agora, o meu discurso, com o tema sobre os desafios do liberalismo na era moderna:
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS