• Carregando...

Todos conhecem a Síndrome de Estocolmo, da refém que se apaixona pelo sequestrador. Talvez seja a única forma de compreender o que tem levado supostos liberais a apoiar o PT. No fundo não são exatamente liberais, e sim tucanos que defendem a social-democracia e uma visão "progressista" dos costumes. Mas muitos deles fazem concessões ao liberalismo e chegam a defender o livre mercado. Como, então, pedir voto para Lula?!

Vejamos o caso de Elena Landau, a "musa da privatização". Uma de suas principais bandeiras é justamente a defesa da desestatização, e ela chegou a preparar um programa de governo com tal viés para Simone Tebet. Mas Landau achou adequado pedir voto para Lula. Nem vou trazer questões éticas à tona, pois não preciso. Como ela pode considerar Lula, com suas ameaças declaradas de desfazer privatizações, melhor do que Bolsonaro, que fala abertamente em privatizar até a Petrobras, e cujo governo vem reduzindo o peso estatal na economia?

Dizem que Paulo Guedes a reprovou na PUC, e talvez seja o caso de um ressentimento pessoal. Mas do ponto de vista lógico não faz qualquer sentido. Daí a necessidade de buscar uma causa mais passional. Os tucanos sempre foram demonizados pelos petistas, mas no fundo sempre nutriram certa admiração por eles, um carinho especial de quem sabe que o "primo" é radical, mas no fundo sente uma pontada de inveja desse radicalismo.

Arminio Fraga, Henrique Meirelles, João Amoedo, Elena Landau e outros tucanos sabem que é preciso adotar a responsabilidade fiscal, entendem perfeitamente que menos burocracia estatal é algo positivo para a prosperidade, compreendem que reformas estruturais são importantes para a economia, e por aí vai. Eles também sabem que Lula e o PT representam o oposto disso tudo, enquanto Paulo Guedes quer exatamente essa agenda liberal. Como, então, apoiar Lula em vez de Bolsonaro?

Uma visão mais cínica diria que esses tucanos não ligam para os efeitos perversos da agenda petista, desde que tenham mais participação no poder. Outra visão, mais ingênua, poderia alegar que eles pensam mesmo que Lula vem sem Dirceu, Janones, Boulos, Mercadante, Gleisi e demais petistas, e que o governo será tucano em essência, com Alckmin dando as cartas e Meirelles e Arminio no comando da economia. Se for isso, só podemos falar uma coisa: bobinhos!

Fico, então, com a explicação mais psicológica mesmo. Essa turma odeia a direita, não suporta Bolsonaro, tem inveja e recalque de Guedes, e desenvolveu certa paixão por aquele que vive detonando o tucanato. Lula despreza o mercado, e essa ala do mercado quer muito um aceno do ladrão socialista, uma piscadinha de olho que seja.

Nossos "liberais" de Estocolmo não só não ligam a mínima para a corrupção, como precisam mascarar essa tara enrustida pelo petista com a desculpa para lá de esfarrapada de que precisam "salvar a democracia". Com Lula, o fundador do Foro de SP ao lado de Fidel Castro, o bajulador de tiranos comunistas, o radical autoritário que promete abertamente impor a regulação da imprensa, eufemismo para censura! Seria cômico, não fosse trágico...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]