Nas histórias em quadrinho do Super-Homem havia o Mundo Bizarro. Trata-se de um planeta simetricamente oposto ao planeta Terra, desde seu formato até o comportamento de seus habitantes. Tudo invertido. E não é exatamente assim que está o Brasil?
Senão, vejamos: uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi aberta para investigar supostos desvios de recursos, omissões do governo, falhas éticas. E quem é do grupo, com chance de se tornar até o relator? Renan Calheiros, o conhecido senador réu em inúmeros processos devidamente engavetados por companheiros supremos.
Por falar neles... O STF decidiu em plenário pela retirada dos processos de Lula da vara de Curitiba, anos depois de todos os trâmites ocorridos. Num timing mágico, a canetada torna o ex-presidente elegível, e a campanha para 2022 já começou faz tempo. Os companheiros supremos de Lula, entre eles o que deu o pontapé inicial e que, além de eleitor confesso da Dilma, lamentou a ausência do nome do petista nas urnas em 2018, fizeram um estrago na confiança jurídica no país só para permitir a candidatura do corrupto.
Foram os mesmos ministros que consideraram o ex-juiz Sergio Moro suspeito nos casos do mesmo Lula, ou seja, identificaram conflito de interesses por suposto viés político, falta de imparcialidade. Sim, ministros que foram indicados pelo mesmo Lula ou seu “poste”, que foram advogados do PT ou são amigos da família do ex-presidente, ou que chamam a Lava Jato de organização criminosa e quadrilha, foram esses que decidiram que Moro não tinha condições de julgar Lula, ignorando os tribunais superiores que chancelaram as condenações.
O resumo da ópera bufa é o seguinte: os vilões bancam os mocinhos e aqueles que lutam pelo país são tratados como vilões. Tudo com a cumplicidade de boa parte da imprensa, claro, que morre de saudades de um corrupto de esquerda no poder. O esforço para normalizar Lula já começou e com empenho comovente. Uma diz que não há estresse no mercado financeiro com seu nome, o outro diz que Lula é basicamente de centro, um moderado. Enquanto isso, Bolsonaro seria de extrema direita, um radical fascista, ao mesmo tempo em que é acusado de ter se aproximado do centrão.
"Querem criticar meu governo, fiquem à vontade, mas puxem um pouquinho pela memória para ver como o Brasil era conduzido no passado”, sugeriu Bolsonaro. Qualquer pessoa sensata sabe que era tudo muito pior, por mais erros que o atual governo tenha cometido. Ninguém decente pode desejar a volta do PT. Mas no Planeta Bizarro sim. Nele Lula é o herói que sofreu perseguição política, foi condenado injustamente, e precisa retornar para salvar a Pátria da ameaça genocida. Guerra é paz. Escravidão é liberdade. Bizarro!
Artigo originalmente publicado pelo ND+
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião