Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Economia

Quando Campos Neto sair do BC…

Lula PT Campos Neto
Boneco com o rosto de Roberto Campos Neto em protesto de sindicalistas em 2023: Lula, PT e aliados criticam presidente do Banco Central desde o início do governo. (Foto: Sebastião Moreira/EFE)

Ouça este conteúdo

Deu no Globo: "Na véspera da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para decidir a nova Taxa Selic, e num momento em que analistas do mercado preveem que os juros vão parar de cair, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta terça-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A reunião para definir a Selic começa nesta terça-feira. A taxa atual está em 10,5% e, se for mantida, vai interromper uma sequência de redução nos juros iniciada em agosto de 2023".

Lula afirmou que o comportamento da instituição é a única coisa "desajustada" na economia do país. E comparou Campos Neto ao ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União-PR), que foi o responsável por condená-lo na Lava Jato. Segundo o petista, Campos Neto tem "lado político" e não demonstra "capacidade de autonomia".

Lula quer abandonar o tripé macroeconômico e colocar em seu lugar a "justiça social", ou seja, a gastança irresponsável

É justamente o oposto: a gestão do Banco Central talvez seja a única coisa ajustada na economia brasileira hoje. Lula quer uma licença para gastar como se não houvesse amanhã, quebrando o termômetro do mercado. Para lulistas, a febre não é um sintoma de algo errado com o organismo, mas apenas algo que deve ser escondido por meio de um termômetro manipulado.

Miriam Leitão, a mais lulista da Globo lulista, chegou a afirmar que o mercado está errado, pessimista demais, e isso estaria contagiando o Banco Central. Numa só manchete, a jornalista arrogante coloca todo o mercado como incompetente e os responsáveis pelo Banco Central como marionetes sem autonomia. É como se apenas ela, a jornalista, tivesse a capacidade de analisar a saúde econômica do país. Haja soberba!

O mercado não é um "dinossauro voraz", como já chamou Lula, e o Banco Central não é uma "Maria vai com as outras" sob a influência maligna do tal mercado. O mercado é um mecanismo dinâmico com a interação de milhares de gestores e analistas do mundo todo, gente que sabe fazer conta e antecipa problemas futuros num governo perdulário e irresponsável. E o Banco Central, quando tem independência e gestão técnica, precisa reagir de acordo.

O PT quer destruir este mecanismo todo, substituí-lo pela "vontade política" daqueles que se julgam portadores do monopólio das virtudes "sociais". Lula quer abandonar o tripé macroeconômico e colocar em seu lugar a "justiça social", ou seja, a gastança irresponsável da cigarra míope incapaz de antecipar a chegada do inverno. O PT fez o mesmo não tem muito tempo, e o resultado foi caótico. Não há como ser diferente desta vez.

Cada vez mais gente do mercado, que fez o L para "salvar a democracia", percebe a furada em que se meteu. O PT ataca Campos Neto desde o primeiro dia, como bode expiatório para os males econômicos produzidos pelo desgoverno lulista. O presidente conta os dias para a saída de Campos Neto do comando do Banco Central, para colocar lá uma espécie de Haddad dois, um poste sem luz própria para obedecer seus desejos. A consequência disso todo mundo sabe qual será: a desgraça econômica. Esperar algo diferente é pura insanidade...

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.