O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, multou a rede social X e a empresa de tecnologia, Starlink – ambas do empresário Elon Musk – em R$ 5 milhões após a rede social ficar disponível no Brasil mesmo com ordem de bloqueio dada pelo próprio ministro, no mês passado.
Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino
De acordo com o STF, a multa ao X é diária em caso de descumprimento da ordem de bloqueio. A multa referente ao dia de hoje já foi aplicada. O valor total da multa será calculado com base na quantidade de dias que perdurar o descumprimento.
Se Moraes estiver agindo por conta própria, embebedado pelo poder arbitrário que conquistou, então é coisa de maluco mesmo
A decisão foi publicada em um “edital de intimação”, já que o X não tem representante legal no Brasil, motivo pelo qual Moraes justificou o bloqueio da rede social. Segundo a plataforma X, a mudança para o CloudFlare não se deu para driblar bloqueio algum, mas sim por uma necessidade técnica após decisão de Moraes acatada pela Anatel.
Mas Moraes não quer saber de nada disso, pois como todo ditador, acaba paranoico e pensa que tudo diz respeito a si próprio. Se o Brasil estiver apenas servindo de instrumento para grupos mais poderosos no tabuleiro da geopolítica, aí a situação é mais complicada. Mas se Moraes estiver agindo por conta própria, embebedado pelo poder arbitrário que conquistou, então é coisa de maluco mesmo.
Renata Barreto comentou: "Esse cara tá descontrolado, sempre dobrando a aposta e mais uma vez misturando duas empresas que não tem nada a ver. O Brasil não tem mais justiça, tem um louco desvairado ditando o que quer da sua própria cabeça, com a conivência e validação dos outros ministros. É uma vergonha".
Leandro Ruschel fez um prognóstico preocupante: "A verdade é que a cada dia que passa, fica mais evidente o caminho do Brasil de limitar a liberdade de expressão dos seus cidadãos, assim como ocorre na China, Coreia do Norte e Irã".
Para o desespero dos defensores da liberdade, parece que o X resolveu ceder – não se sabe se com alguma estratégia de xadrez 4D ou não. Advogados do X informam que a rede social irá cumprir as ordens de Alexandre de Moraes para voltar a funcionar no Brasil. Com isso, serão bloqueadas contas como as de Allan dos Santos, Paulo Figueiredo, Monark e este que vos escreve. Minha conta, aliás, já consta como retida novamente.
A situação brasileira é cada vez mais bizarra, e a ditadura vai se consolidando sob a inoperância cúmplice do Senado, em que pese o esforço heroico da oposição minoritária. Como lembrou o deputado Gustavo Gayer, mais da metade dos senadores indecisos quanto ao impeachment de Moraes são do PSD, partido de Kassab e do próprio Rodrigo Pacheco, o maior cúmplice de Moraes.
Boicotar o número 55 nas urnas é essencial, portanto. O centrão fisiológico blinda Moraes e impede o restabelecimento da democracia em nosso país. Parte da velha imprensa também oferece narrativas falsas para justificar o injustificável. O país segue afundando rumo ao eixo do mal, e o povo, impotente, tenta alimentar alguma esperança. Ela, afinal, é a última que morre. Tomara que não morra de vez!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião