CARREGANDO :)
Comentário de hoje no Jornal da Manhã:
CARREGANDO :)
Em primeiro lugar, como já constatou Bene Barbosa, do Movimento Viva Brasil, um dos maiores especialistas no assunto sobre armas no Brasil, “A iniciativa, claro, merece palmas, mas não é possível tornar o registro definitivo via decreto”. O que pode ser mudado por decreto deve ser, mas o ideal seria mudança legislativa após debate amplo sobre o tema, lembrando que houve um plebiscito em 2005 cujo resultado acabou ignorado pelas autoridades, que insistiram no Estatuto do Desarmamento mesmo contra a opinião pública.
Publicidade
Não acho que permitir a posse de arma seja “a” solução para o problema da criminalidade, e tem caráter mais simbólico do que qualquer outra coisa, sendo uma promessa de campanha de Bolsonaro. O que efetivamente reduz criminalidade é mais polícia nas ruas, certeza de punição para marginais, penas mais duras, enfim, repressão ao crime com tolerância zero.
Mas certamente há situações em que a polícia não pode se fazer presente, e nessa hora é fundamental que o proprietário da casa tenha o direito de escolha para se defender. Assim como a existência do corpo de bombeiro não elimina a necessidade de extintor de incêndio, a existência da polícia não elimina a relevância de uma arma para legítima-defesa individual.
Moro na Flórida, Estados Unidos, onde milhões possuem armas em suas residências. É um estado relativamente seguro. O marginal vai pensar duas vezes antes de fazer algo se souber que a potencial vítima pode reagir com uma arma. Já se ele tiver a convicção de que seu alvo está sempre desarmado, é como um lobo em meio a ovelhas: torna-se mais ousado e destemido.
A questão do desarmamento gera muito calor nos debates e pouca luz, mas há ampla estatística mostrando que a correlação entre posse de arma e taxa de homicídio é baixa. Se a correlação é baixa, o que dizer da causalidade? Ela não existe. Permitir que cidadãos de bem tenham armas em casa, se assim desejarem, não vai aumentar a violência, além de respeitar um direito básico individual. Bolsonaro segue no caminho certo, e foi eleito com esse discurso. Melhor o desarmamentista já ir se acostumando…
Rodrigo Constantino
Publicidade
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Publicidade
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS