CARREGANDO :)
Comentário no Jornal da Manhã de hoje:
CARREGANDO :)
Sim, o indulto natalino é um insulto ao povo brasileiro sério e trabalhador. O editorial da Gazeta do Povo resumiu bem a questão, ao desmontar o principal argumento a favor dessa “tradição”: o argumento foi do defensor público-geral em exercício, Jair Soares Júnior, que mandou ofício ao Planalto afirmando que “caso não seja editado decreto de indulto em 2018 este será o primeiro ano, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, em que não se concede indulto como política criminal que visa combater o encarceramento em massa”.
Publicidade
Deixando de lado o fraco argumento do costume – também evocado, aliás, pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello –, já que ninguém é obrigado a manter um costume absurdo, a afirmação do defensor público deixa claro que o indulto é um instrumento de “política criminal” para conter o “encarceramento em massa”, afirmações que mostram como o indulto reflete muito do que há de errado com o país no campo da segurança pública.”
A própria ideia de “encarceramento em massa”, segue o editorial, deixa implícito que no Brasil se prende demais, outra afirmação repetida constantemente, usando como dado o fato de o país ter a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. O número não deveria surpreender, já que o Brasil tem a sexta maior população mundial. Quando se analisa o número proporcional, de pessoas encarceradas para cada 100 mil habitantes, a situação é bem diferente. Os dados do World Prison Brief do Birkenbeck College, da Universidade de Londres, colocam o Brasil na 26.ª colocação.
Não há como dizer que no Brasil prende-se muito quando uma porcentagem ínfima dos crimes é solucionada ou resulta em condenação.
Sobre a lotação em si, um problema real e grave, a solução naturalmente não pode ser soltar bandidos, mas sim investir mais na construção de novos presídios. A impunidade é o maior convite ao crime que existe, uma vez que seres humanos respondem ao mecanismo de incentivos existente. O indulto natalino, portanto, é parte do circo da impunidade que vemos todos os dias em nosso país, razão principal das elevadas taxas de criminalidade e desse clima de anomia, caos, anarquia que reina nas ruas. Bandido bom é bandido preso!
Rodrigo Constantino
Publicidade
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Publicidade
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS