• Carregando...
Vamos dar uma chance à liberdade! – Jovem Pan
| Foto:

Comentário do Jornal Jovem Pan de hoje:

2019 começou com o pé direito. Literalmente! Depois de décadas de hegemonia esquerdista, eis que temos um presidente assumidamente de direita, com um ministro da Fazenda liberal. Não escondo meu otimismo, ainda que com ressalvas: é hora de endireitar o Brasil mesmo.

Como disse Helio Beltrão, do Instituto Mises Brasil, em entrevista na Folha esta segunda: “Antes consideradas inviáveis no país, as ideias liberais são agora tidas como aceitáveis. Já é um avanço. Daqui a pouco serão vistas como bem razoáveis”. Assim espero. Afinal de contas, foram essas ideias liberais as responsáveis pelo progresso dos países desenvolvidos, retirando milhões do estado natural de pobreza.

Paulo Guedes tem repetido que o Brasil ficou preso numa armadilha de baixo crescimento por conta da social-democracia. Ele está coberto de razão. E ao ter esse diagnóstico correto, aumenta muito a chance de uma receita acurada. O choque de liberalismo que o futuro ministro pretende dar em nossa economia é, de fato, a coisa de que mais precisamos no momento. Foram décadas e décadas de protecionismo, intervencionismo, dirigismo estatal, e esse é o principal motivo de nossos problemas econômicos e sociais.

A esquerda quer mais estado, via de regra, acredita em “justiça social”, ou seja, no arbítrio do governante para tirar de uns e distribuir a outros, costuma adotar visão mais romântica e ingênua da natureza humana, e foca mais nas desigualdades de resultado do que na liberdade individual. Os “progressistas” modernos, mergulhados nas políticas de identidade, enxergam o mundo de forma coletivista e, para desafiar todos os tabus e tradições, têm endossado pautas bastante bizarras.

Luiz Felipe Pondé resumiu bem em sua coluna desta segunda: “A esquerda quebrou porque mente demais. Mente porque seu passado a condena de forma evidente. Mente porque a ‘hipótese comunista’ só funciona regada a queijos e vinhos”.

A esquerda perdeu o poder político, ainda que tenha muito poder na esfera cultural ainda. O Brasil dá hoje um primeiro passo na direção correta. Vamos dar uma chance à liberdade!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]