Deputado Guto Zacarias tenta anular posse de ex-carcereiro de Lula na Presidência.| Foto: Rodrigo Costa/Alesp
Ouça este conteúdo

O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil-SP) protocolou, nesta segunda-feira (25), uma ação popular contra a posse de Paulo Rocha Gonçalves Júnior na Presidência da República. Paulão, como é conhecido, foi carcereiro do presidente Lula (PT) durante o cumprimento da pena em Curitiba (PR) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

CARREGANDO :)

O parlamentar é vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). Na ação, Zacarias apela para o princípio da impessoalidade, uma vez que, segundo o deputado, não poderiam ser feitas nomeações com base em critérios pessoais e vínculos de amizade. No documento, o parlamentar cita a quebra do artigo 37 da Constituição Federal.

Paulão é agente da Polícia Federal (PF) e recebeu autorização do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, para assumir o cargo na Presidência da República e trabalhar diretamente na segurança do presidente no Palácio do Planalto, em Brasília.

Publicidade

Paulão era subchefe do núcleo de operações da carceragem da PF em Curitiba. O carcereiro era o responsável pela abertura da cela de Lula, às 8h, e pelo fechamento, às 17h. Também era ele quem servia as refeições do petista, fazia acompanhamento durante o banho de sol e conduzia as visitas até a cela de Lula. Paulão atuou na segurança do amigo durante a campanha eleitoral do ano passado.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]