Uma ação policial na madrugada desta quarta-feira (25) em Osasco, na região metropolitana do estado de São Paulo, resultou no afastamento de quatro policiais militares, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Um dos policiais atirou em um homem que filmava a ação da polícia no bairro.
A Polícia Militar (PM) foi acionada para liberar uma via bloqueada por cones de trânsito. A ação ocorreu na Rua Eusébio de Paula Marcondes, no Jardim D´Abril. Os policiais estavam utilizando as câmeras corporais, que foram solicitadas pela Corregedoria da corporação. O vídeo do PM atirando à queima-roupa no homem que filmava a ação viralizou nas redes sociais.
O homem baleado, de 24 anos, foi socorrido por uma ambulância e levado para o Hospital Antônio Giglio, em Osasco. O estado de saúde dele não foi divulgado.
Com os casos mais recentes, são 49 os policiais militares afastados de suas funções desde 1° de novembro.
Em nota, a SSP informou que investiga o caso e que afastou os agentes envolvidos na operação. "A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar rigorosamente o caso e afastou quatro policiais envolvidos na ação. As imagens registradas pelas câmeras corporais dos agentes farão parte do inquérito. Desvios de conduta não são tolerados pela corporação e todas as medidas cabíveis serão tomadas”.
O caso foi registrado no 89° Distrito Policial, no bairro de Jardim Taboão. Segundo apuração da Gazeta do Povo, no depoimento dos policiais o tiro foi necessário para conter o suspeito que tentou arrancar a arma de um dos policiais.
Nas imagens é possível ver os policiais se aproximando para retirar os cones da rua. Logo depois uma mulher arremessa um copo nos agentes, e um deles golpeia um rapaz com o cassetete. Na sequência, o policial que aplica os golpes e o homem saem do campo de imagem e aparece um outro policial que dispara nas costas do suspeito.
No Boletim de Ocorrência a que a Gazeta do Povo teve acesso, os policiais registraram a ocorrência como: "resistência, desobediência, desacato, legítima defesa e lesão corporal".
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião