Uma ação policial na madrugada desta quarta-feira (25) em Osasco, na região metropolitana do estado de São Paulo, resultou no afastamento de quatro policiais militares, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Um dos policiais atirou em um homem que filmava a ação da polícia no bairro.
A Polícia Militar (PM) foi acionada para liberar uma via bloqueada por cones de trânsito. A ação ocorreu na Rua Eusébio de Paula Marcondes, no Jardim D´Abril. Os policiais estavam utilizando as câmeras corporais, que foram solicitadas pela Corregedoria da corporação. O vídeo do PM atirando à queima-roupa no homem que filmava a ação viralizou nas redes sociais.
O homem baleado, de 24 anos, foi socorrido por uma ambulância e levado para o Hospital Antônio Giglio, em Osasco. O estado de saúde dele não foi divulgado.
Com os casos mais recentes, são 49 os policiais militares afastados de suas funções desde 1° de novembro.
Em nota, a SSP informou que investiga o caso e que afastou os agentes envolvidos na operação. "A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar rigorosamente o caso e afastou quatro policiais envolvidos na ação. As imagens registradas pelas câmeras corporais dos agentes farão parte do inquérito. Desvios de conduta não são tolerados pela corporação e todas as medidas cabíveis serão tomadas”.
O caso foi registrado no 89° Distrito Policial, no bairro de Jardim Taboão. Segundo apuração da Gazeta do Povo, no depoimento dos policiais o tiro foi necessário para conter o suspeito que tentou arrancar a arma de um dos policiais.
Nas imagens é possível ver os policiais se aproximando para retirar os cones da rua. Logo depois uma mulher arremessa um copo nos agentes, e um deles golpeia um rapaz com o cassetete. Na sequência, o policial que aplica os golpes e o homem saem do campo de imagem e aparece um outro policial que dispara nas costas do suspeito.
No Boletim de Ocorrência a que a Gazeta do Povo teve acesso, os policiais registraram a ocorrência como: "resistência, desobediência, desacato, legítima defesa e lesão corporal".
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF