Nesta terça-feira (19), o apresentador José Luiz Datena se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), na sede da legenda, em Brasília. Datena deixou o PDT no mês passado, após receber um convite para ser vice na chapa da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) para a Prefeitura de São Paulo na eleição do ano que vem.
Ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França (PSB), Datena assinou a filiação ao partido socialista.
Essa é a quinta vez que o apresentador ensaia sair candidato para o município paulista, mas nas outras quatro vezes na véspera de registrar as chapas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o apresentador desistiu da candidatura.
“Eu decidi esperar o momento certo para que aparecessem as pessoas corretas para eu disputar uma eleição. Darei o que me resta dessa minha existência. Essas últimas voltas na pista da vida dedicarei a este partido e ao povo brasileiro”, afirmou o apresentador durante seu discurso de filiação.
O PSB é a décima sigla que Datena se filia, sem que nunca tenha disputado uma eleição. Alckmin chegou atrasado na cerimônia, mas também cumprimentou o colega de legenda.
“Ficamos muitos felizes de ter conosco alguém com o carisma que tem o Datena. Televisão, rádio, multimídia. Tem espírito público, a vocação de servir”, disse entusiasmado o vice-presidente.
Nas última pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas o nome de Datena não aparecia no ranking, entretanto a pré-candidata Tabata Amaral apareceu em terceiro lugar com 8,9% das intenções de voto na frente do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) com 8,3%. Guilherme Boulos (PSOL) segue liderando a corrida eleitoral com 31,1% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 25,4%.
Segundo apuração da Gazeta do Povo, o objetivo da cúpula do PSB trazendo o apresentador para compor a chapa é dialogar com o público da segurança pública e tentar arrancar alguns votos dos candidatos de centro.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF