Nesta quinta-feira (12), durante a missa na cidade de Aparecida, que fica a 180 quilômetros da capital paulista, o arcebispo dom Orlando Brandes criticou o aborto: "Nossa Senhora Aparecida é a senhora da vida. Por isso, hoje nós dizemos sim à vida, não ao aborto", disse o religioso sendo aplaudido pelos fiéis que lotaram a basílica.
Está programado sete missas ao longo do dia no Santuário Nacional em homenagem ao Dia de Nossa Senhora. O arcebispo foi responsável pela condução da principal missa do dia.
Tradicional por atrair milhares de fiéis, neste ano contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que acompanhou a celebração ao lado da primeira-dama, Cristiane Freitas, do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e do prefeito de Aparecida, Luiz Carlos Siqueira (Podemos).
Durante a missa, dom Orlando também fez um apelo contra o desmatamento no país, "não ao desmatamento, à depredação da mãe terra". O tema da missa solene deste ano era “vocação”. Após a celebração, o arcebispo fez nova referência em favor da vida: "a vocação à vida é a primeira das vocações", disse o religioso em entrevista coletiva.
"Não há santidade sem o primeiro degrau da escada, que é exatamente a justiça, salvar a vida, os direitos humanos, a dignidade humana desde a concepção até o final da vida. O direito fundamental da pessoa humana é o direito à vida. Se esse direito à vida não é respeitado, todos os outros caem".
Arcebispo, dom Orlando Brandes.
Por fim, questionado sobre o aborto, dom Orlando fez novo apelo em defesa da vida. "É um humano, tem o direito de se desenvolver," concluiu o religioso.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF