Grupo organizou manifestação política em blocos de rua de São Paulo com distribuição de brindes em referência a Guilherme Boulos.| Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Com a eleição municipal batendo às portas, o Carnaval de 2024 está sendo politizado com apoiadores e políticos se mostrando aos foliões-eleitores em uma espécie de campanha antecipada. Na maior capital do país – São Paulo –, pelo menos três blocos distribuíram brindes em apoio ao candidato Guilherme Boulos (PSOL) neste domingo (11).

CARREGANDO :)

Eram leques coloridos com a mensagem "Fica, vai ter bolo" e uma imagem de um pedaço de bolo, fazendo referência ao sobrenome do candidato e seu podcast "Café com Boulos".

Os blocos Prato do Dia, Explode Coração e Bloco do Fuá distribuíram os brindes, que não mencionavam diretamente o candidato nem as eleições municipais. No entanto, Boulos esteve presente no desfile do Bloco do Fuá, onde foi chamado de "prefeito" pelos cantores no alto do carro de som e pelos foliões.

Publicidade

A ação fez parte de um movimento de 34 blocos em apoio à sua candidatura, organizado desde o ano anterior. O partido PSOL afirmou não ter envolvimento na distribuição dos brindes, destacando que foi uma iniciativa dos próprios blocos.

Apesar do PSOL afirmar que não teve envolvimento com a distribuição do brinde, o perfil do partido no X publicou uma ilustração que politiza o Carnaval, com os dizeres "Unidos pelo povo, nosso bloco defende o socialismo e a liberdade há muitos carnavais".

Boulos também marcou presença no Carnaval paulistano desfilando na escola de samba Vai-Vai e participando de outros blocos no centro da capital.

Por outro lado, a candidata pelo PSB, Tabata Amaral, também aproveitou o Carnaval para se mostrar ao eleitorado, acompanhando também o desfile do Vai-Vai em que defendeu um samba-enredo homenageando a cultura hip hop e criticando questões sociais em São Paulo.

Por outro lado, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição e que está em conversas com o PL, foi vaiado pelo público no sambódromo, enquanto a primeira-dama, Regina Carnovale Nunes, parabenizou os presentes pela manifestação, evidenciando um ambiente político ativo durante as festividades carnavalescas na cidade.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]