Foi anunciada nesta segunda-feira (25) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a aprovação de R$ 10 bilhões em financiamentos para obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Dos R$ 10 bilhões confirmados, R$ 6,4 bilhões serão destinados à obra do trem intercidades (TIC eixo norte), numa estrutura que vai de São Paulo a Campinas, com trajeto de 101 quilômetros que promete ser percorrido em pouco mais de uma hora. A assinatura do contrato será na retomada da agenda externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nesta semana está despachando do Palácio do Planalto.
Lula era aguardado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta segunda-feira, na capital, paulista para o lançamento oficial das obras do Novo PAC em São Paulo, mas a agenda foi cancelada ainda no final da semana passada por recomendação médica ao presidente da República. Ainda não há nova data para a visita, considerando que na sexta-feira (29) Lula fará uma cirurgia no quadril e a recuperação prevista é de seis semanas.
Segundo o BNDES, além do investimento previsto para o trem intercidades, os outros R$ 3,6 bilhões para São Paulo são para a aquisição de 44 trens (composições) no projeto de extensão da linha 2 (verde) do metrô. “As obras do Novo PAC são prioritárias para o BNDES e, conforme orientou o presidente Lula, todas as consultas estão sendo tratadas de forma republicana. Assim, em parceria com a iniciativa privada, contribuiremos para retomar os investimentos, gerando emprego e renda”, afirmou o em comunicado oficial o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
TIC eixo norte: governo segue em busca de investidores para o projeto
No mês passado, o governo de São Paulo chegou a anunciar o adiamento da licitação para a Parceria Público Privada (PPP) do TIC eixo norte, que segue na agenda da Bolsa de Valores para o dia 28 de novembro. O objetivo do governo era fazer adaptações no edital para atrair investidores.
O TIC eixo norte está orçado em R$ 12,8 bilhões, ou seja, o dobro do valor liberado pelo BNDES. O projeto foi concebido sob o regime de concessão patrocinada com edital publicado em 25 de março. A expectativa é que as obras iniciem no próximo ano e a estrutura comece a operar até 2033 para transporte diário de 60 mil passageiros , além de facilitar o deslocamento de cargas sobre trilhos.
O governo paulista considerou que o projeto vai “ampliar as oportunidades de investimento, de emprego, de desenvolvimento tecnológico e industrial, em harmonia com o desenvolvimento social e econômico de São Paulo”.
Além dos benefícios na mobilidade urbana para mais de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, o empreendimento estima a geração de cerca de 10,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Terá como grande filão a redução das emissões de CO2 e a segurança viária da região.
O programa prevê quatro linhas operando nas principais regiões do estado: eixo norte (que vai à leilão em novembro), de São Paulo a Campinas; eixo sul, da capital paulista até a região de Santos, no litoral, passando por ABC e Cubatão; eixo oeste, de São Paulo até a região de Sorocaba, passando por São Roque; e eixo leste, da capital a Pindamonhangaba, passando por São José dos Campos e Taubaté. Os estudos para a próxima etapa do programa correspondem à interligação entre a capital paulista e Sorocaba.
Como serão aplicados os R$ 3,6 bilhões na Linha 2 do metrô
A linha 2 do metrô de São Paulo, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente, será prolongada por 8,2 quilômetros e ganhará oito novas estações até a Penha, onde haverá integrações com a linha 3 (Vermelha) e a linha 11 (Coral).
A extensão da linha 2 vai gerar uma necessidade operacional de 44 novos trens, que serão adquiridos com os recursos liberado pelo BNDES e que deverão ser produzidos pela indústria nacional.
- De uma ilha a outra: como o túnel Santos-Guarujá vai mudar a mobilidade urbana de São Paulo
- Aeroporto de Congonhas anuncia projeto para voltar a receber voos internacionais após 40 anos
- Com aceno a financiamento externo, leilão de trem entre Campinas e São Paulo deve ficar para 2024
- Trem Intercidades de São Paulo vai a leilão em novembro na B3
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF