Durante evento de entrega de viaturas para o Corpo de Bombeiros na cidade de Santos, no litoral paulista, nesta sexta-feira (3), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que "combinou" com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) o apoio aos candidatos da direita nas eleições municipais no estado de São Paulo em 2024.
"Combinei com Tarcísio e nós estaremos juntos em todos os municípios do estado de São Paulo”, afirmou o ex-presidente. Mas o alinhamento pode levar a coalização da direita a um impasse na capital de São Paulo com a entrada do ex-ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles (PL-SP) na briga pelo cargo de prefeito paulistano.
Após alguns desencontros com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), Bolsonaro já afirmou que apoiará o candidato à reeleição apenas em caso de segundo turno contra o deputado federal de Guilherme Boulos (PSOL-SP). O ex-presidente deixou claro para o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que apoiará o deputado federal Ricardo Salles.
O problema seria que Tarcísio não teria uma boa relação com Salles. Na Reforma Tributária, Salles chegou a lançar algumas indiretas para o governador paulista “é muito fácil fazer estrada, ponte e rodovia, do que combater o campo ideológico da esquerda”, disse Salles cutucando o ex-ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas.
Além disso, o governador sinaliza que poderia apoiar Nunes, inclusive intensificando as agendas públicas ao do atual prefeito de São Paulo.
Na Baixada Santista, Bolsonaro reforçou que nos municípios de Guarulhos e Santos o apoio também será em conjunto com o governador Tarcísio de Freitas. A deputada federal Rosana Valle (PL-SP), que estava presente no evento, é a pré-candidata do PL à prefeitura de Santos.
No município de Guarulhos, existe uma indefinição de quem contará com o apoio de Bolsonaro e Tarcísio, isso porque, o pré-candidato do Republicanos é o deputado estadual Jorge Wilson, conhecido como Xerife do Consumidor, ele é o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp). Entretanto o Partido Liberal (PL) deseja ter candidatura própria no município.
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Dois anos que exigirão uma longa reconstrução
Quem é Evelyn Matthei, candidata de direita que pode se tornar a nova presidente do Chile
Crime organizado: 23 milhões de pessoas estão em áreas dominadas por 72 facções e milícias
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF