O secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira, elogiou a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, poucos dias antes de começar a guerra com a Ucrânia, em fevereiro do ano passado, para negociar o fornecimento de fertilizantes. De acordo com Junqueira, a articulação foi fundamental para o país, tendo em vista que a dependência da agricultura brasileira em relação a fertilizantes.
“Precisamos dos fertilizantes para o plantio. O ex-presidente pensou no país e na produção nacional. É preciso conversar com todos. Bolsonaro conseguiu trazer os fertilizantes da Rússia a preços razoáveis, isso foi muito importante. Infelizmente, o Brasil ainda não produz seu próprio fertilizante”.
Antonio Junqueira, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Segundo o secretário, outro problema enfrentado pelo agro paulista é o manuseio dos fertilizantes de maneira adequada. De acordo com um estudo da Embrapa, 40% dos produtores paulistas não sabem utilizar o adubo. “Isso é um grande problema. O maior bem de um produtor é a sua terra e precisa saber cuidar bem dela”, completa Junqueira.
No primeiro semestre do ano, a agricultura de São Paulo registrou um superávit de US$ 10 bilhões, um índice recorde, correspondente a um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2022. Os alimentos mais exportados foram cana-de-açúcar, laranja e soja. O produto que São Paulo mais importou foi o salmão.
- Provadores de café solúvel? Indústria prepara profissionais para posicionar segmento
- No ranking das rodovias, Minas Gerais quer reduzir comparação de qualidade com SP
- Agro impulsiona economia de São Paulo e tem superávit de US$ 10 bi no primeiro semestre
- “Invasão de terra não será tolerada no governo Tarcísio”, diz secretário da Agricultura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF