Na expectativa de atingir R$ 7 bilhões de faturamento em 2024, a maior rede de franquias do país - Cacau Show - adquiriu recentemente o Grupo Playcenter. Com 4.294 lojas, o fundador da empresa, Alexandre Costa, mira o olhar na experiência do consumidor com hotéis e, agora, parque de diversão. Segundo o empresário, tudo envolve “cacau e chocolate”.
A compra do Grupo Playcenter pela Cacau Show foi feita no mês de fevereiro por um valor não revelado, por questões contratuais. A negociação ainda está em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O complexo de entretenimento e parque de diversões possui dois modelos de negócio: os Playlands e o Playcenter Family. Os espaços exploram o conceito de lazer indoor, principalmente, em shoppings centers.
Em entrevista à Gazeta do Povo, Costa avaliou que a aquisição do complexo de entretenimento acompanha o crescimento da empresa na busca por melhorar a experiência do cliente. “A gente começou a perceber que o consumidor quer mais que um produto, quer viver uma experiência. Nessa perspectiva, foi muito natural começar a ampliar o nosso escopo”, afirma.
O Grupo Playcenter está no mercado há mais de 40 anos. Foi lançado em 1973 como um dos maiores parques do país. Na década de 1980, buscando inovação, trouxe o conceito para dentro dos shoppings. Em 2012, o grupo encerrou as atividades do parque outdoor. O foco do complexo é de parque indoor, chamando de Playcenter Family.
O chocolateiro Alexandre Costa não descarta a possibilidade de retornar com o parque externo. A reabertura da estrutura outdoor, aliás, traria o resgate das memórias afetivas do fundador da empresa que, quando criança, frequentava o parque. “O parque Playcenter ficou por 30 anos na zona norte de São Paulo, era a menos 1 quilômetro de casa. Frequentava muito o parque, tenho uma relação afetiva muito grande. Eu fui criado no Playcenter e ser dono agora é algo que me dá muita felicidade”, conta.
“Nosso propósito é encantar as pessoas”, diz fundador da Cacau Show
A aquisição do Grupo Playcenter não é por acaso. Além das lojas franqueadas, a Cacau Show tem dois hotéis e uma fazenda. Para o diretor-executivo Alexandre Costa, os hotéis, a fazenda e o complexo de diversão não são uma diversificação do investimento da empresa, e sim uma ampliação, sem perder o foco no chocolate.
“O nosso propósito é encantar as pessoas, criar momentos memoráveis. Percebemos que dá sempre para ampliar com o tema chocolate, como hotelaria, a fazenda e como o caso do Playcenter. É muito natural essa evolução”, avalia ele.
Entre os investimentos que buscam a experiência do cliente está o Bendito Cacao Resort & Spa, em Campos do Jordão (SP). Considerado pela empresa como o “hotel oficial do chocolate”, o espaço fornece experiência com pratos e drinques exclusivos para os hóspedes, com degustação de chocolates e spa.
Com essa mesma temática de chocolate, a empresa vai abrir outro hotel em Águas de Lindóia, no local onde foi o famoso Hotel Vacance, no interior de São Paulo. “Na busca contínua de transformar o ordinário em extraordinário, estamos orgulhosamente iniciando nossos novos empreendimentos. O objetivo do nosso trabalho é tocar a vida das pessoas, e isso é o que impulsiona nossa paixão pela jornada de inovação e excelência”, disse o fundador no anúncio da compra do novo hotel, em outubro do ano passado, pela rede social Instagram.
O sonho de plantar a matéria-prima da empresa, o cacau, fez também a empresa adquirir a fazenda Dedo de Deus, em 2011, em Linhares, no Espírito Santo. Com mais de 49 mil cacaueiros, a fazenda foi pensada para ser de alta performance e mecanizada. Ainda falta muito para que a fazenda supra todo o cacau necessário para a produção da empresa, mas o espaço é o começo de um sonho do fundador. A fazenda Dedo de Deus também tem o objetivo de ser um centro de difusão de informação e tecnologia para cacauicultores.
“Tudo aqui é cacau e chocolate. A hotelaria é de cacau e chocolate. O parque é de cacau e chocolate. A fazenda é de cacau e chocolate. As lojas são de cacau e chocolate. Nós, como grupo, não estamos diversificando investimentos, nós estamos ampliando a experiência dentro do mesmo tema. A gente vai melhorando a experiência do consumidor”, frisa Alexandre Costa.
"A nossa festa de chocolate é a Páscoa", diz fundador da Cacau Show
Em 2023, a Cacau Show fechou o ano com um faturamento de R$ 5,3 bilhões. A estimativa é que neste ano alcance a marca de R$ 7 bilhões. Grande parte das vendas acontece na Páscoa, com 28% das vendas da empresa concentrados dois meses antes do domingo do feriado. Neste ano, houve um aumento de 27% nas vendas durante o período de Páscoa.
Com capacidade de produção de 40 milhões de quilos de chocolate por ano, a Cacau Show é a maior rede de franquias do país, com 4.294 lojas, segundo relatório do 4º trimestre de 2023 da Associação Brasileira de Franchising. A rede de chocolates ganha em franquias de O Boticário (com 3.689 lojas) e McDonald's (2.662 lojas). “Começamos a exportar para os Estados Unidos e estamos negociando com Portugal e Colômbia. Temos quase 4,5 mil lojas e estamos buscando expandir para outros lugares”, projeta o fundador da empresa.
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