
A cidade de São Paulo registrou, em 2024, o menor número de vítimas de homicídio doloso (com intenção de matar) desde 2001, ano de início da série histórica acompanhada pela Secretaria da Segurança Pública do estado. Foram 498 mortes, 18 a menos que em 2023, o que representa uma queda de 3,5%.
O número foi enaltecido pelo governo estadual, que destaca a redução expressiva em duas décadas: em 2001, a capital contabilizava 5.463 vítimas, quase 11 vezes mais que o dado mais recente. A Secretaria da Segurança Pública do estado atribui o resultado ao aumento do efetivo da Polícia Militar e ao uso de tecnologia na repressão aos crimes.
“O reforço no policiamento e os avanços tecnológicos contribuíram para esse marco histórico, que coloca São Paulo entre as capitais com menor taxa de homicídios do país, abaixo de cidades norte-americanas”, diz a pasta. A secretaria também ressalta o impacto do programa “Muralha Paulista”, que integra o sistema de segurança estadual por meio da tecnologia.
“A redução dos homicídios reflete o empenho da polícia paulista no combate aos crimes contra a vida. Entre as medidas adotadas estão a intensificação das investigações da Polícia Civil, o aumento do policiamento ostensivo, a instalação de novas câmeras e a ampliação do videomonitoramento por meio de convênios”, afirma a secretaria.
Capital reduz taxa de homicídios por 100 mil habitantes
A taxa de homicídios por 100 mil habitantes também caiu na capital paulista. Em 2024, foram 4,36 vítimas a cada 100 mil moradores, contra um índice de 4,51 em 2023. No início da série histórica, em 2001, esse índice chegava a 51,9.
A Secretaria da Segurança Pública destaca que São Paulo apresenta uma taxa inferior à de algumas cidades dos Estados Unidos. Dados do Council on Criminal Justice mostram que, no ano passado, Austin (Texas) registrou 5,6 homicídios por 100 mil habitantes; Phoenix (Arizona), 7,6; e Denver (Colorado), 8,5.
Um estudo global da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado no fim de 2023, aponta que a média mundial de homicídios é de 5,8 por 100 mil habitantes. Nas Américas do Norte, Central e Sul, esse índice triplica, chegando a 15 por 100 mil.
Decisão do STF para livrar Palocci desfaz conquistas da Lava Jato e abre caminho para impunidade
Cid relata pressão para delatar e acusa Moraes de ter narrativa pronta; acompanhe o Entrelinhas
As fragilidades da denúncia contra Bolsonaro
Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião