Criticada por uma série de episódios polêmicos, a Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) oferece um extenso programa de formação para oficiais e praças. Segundo apuração da Gazeta do Povo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve anunciar a ampliação do plano de treinamento da corporação após os casos envolvendo violência policial durante abordagens no estado.
A formação dos policiais para atuação na PM-SP passa por etapas de estudo na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na Escola de Formação de Soldados e na Escola de Formação de Sargentos. O período de conclusão dos cursos vai de 1 a 4 anos, além do estágio supervisionado obrigatório.
Confira como funciona a formação do policial militar em cada fase em São Paulo:
- Curso de Formação de Soldados
O Curso de Formação de Soldados da PM-SP dura um ano, dividido em duas etapas: seis meses de aprendizado básico e seis meses de treinamento específico, incluindo simulações de operações. Durante o curso, realizado em tempo integral, os alunos recebem a remuneração inicial prevista.
A grade curricular abrange disciplinas como direito, educação física, técnicas de abordagem policial, policiamento ostensivo, armamento, tiro, defesa pessoal e ética policial. Os alunos com melhor desempenho podem escolher os batalhões onde preferem iniciar a carreira na Polícia Militar. Após concluir o curso, tornam-se soldados de 2ª classe e para promoção à 1ª classe precisam completar um estágio de um ano.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no grau de tecnólogo. A formação ultrapassa a carga horária de 2,6 mil horas.
- Curso de Formação de Sargentos
Destinado aos cabos que buscam promoção, o Curso de Formação de Sargentos também dura um ano. As disciplinas incluem ciências pedagógicas, técnica policial, respeito ao meio ambiente e relações humanas. O objetivo é preparar o sargento para liderar soldados e cabos em batalhões.
O cargo tem três graduações: 3º, 2º e 1º sargento. A promoção ao posto de 2º sargento ocorre por antiguidade, enquanto o avanço para 1º sargento exige a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (Cefap).
- Curso de Formação de Oficiais
O curso para oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco tem duração de quatro anos e é reconhecido pelo CEE como uma graduação em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Após a formação, o aspirante passa um ano sob avaliação do comandante do batalhão.
A carga horária do curso é de 9.310 horas. A academia também oferece programas de mestrado (1.368 horas) e doutorado (1.538 horas), obrigatórios para a progressão aos postos de major e coronel, respectivamente.
Atualização profissional constante na Polícia Militar de São Paulo
Além dos cursos de formação, a PM-SP promove atualizações regulares. O Estágio de Atualização Profissional (EIAP), com duração de 15 dias anuais, permite que os policiais revisem seus conhecimentos. Nos batalhões, vídeos instrutivos são exibidos antes dos turnos para aprimorar abordagens e operações.
Apesar de casos recentes envolvendo erros considerados graves, como o disparo contra um estudante desarmado e o arremesso de um suspeito de uma ponte, coronéis da corporação defendem que a maioria da tropa é bem treinada e que os cursos de formação da PM são adequados.
Coronel da reserva e ex-secretário nacional de Justiça, José Vicente defende que a PM de São Paulo possui o melhor treinamento no país. “No Brasil, de maneira geral, é de seis meses a formação. Nos Estados Unidos também se forma em seis meses, portanto essa duração de dois anos é uma duração extensa e de muita qualidade. A Polícia de São Paulo em termos de treinamento é a mais sofisticada no Brasil, além disso existe uma atualização esporádica”, afirma o militar.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião