O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tratamento para Transição de Gênero em Crianças e Adolescentes no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo foi apresentado pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PL), nesta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp). O texto pede que não seja mais admitida nenhuma criança no programa de tratamento hormonal realizado no HC.
No documento de quase 100 páginas, o deputado enfatiza que não há estudos ou comprovações científicas para transição de gênero em menores de 18 anos e sobre como atuam os bloqueadores hormonais nos adolescentes. O texto diz ainda que aquelas crianças que iniciaram o tratamento no Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Hospital das Clínicas de São Paulo (Amtigos) poderão continuar, mas sem novas admissões.
O relatório do deputado estadual Tenente Coimbra foi aprovado por cinco votos favoráveis; outros três foram contrários à paralisação do bloqueio hormonal em crianças e adolescentes.
Como votaram os deputados no relatório da CPI de Transição de Gênero da Alesp:
- Gil Diniz - (PL) - Sim
- Tenente Coimbra - (PL) - Sim
- Beth Sahão - (PT) - Não
- Professora Bebel - (PT) - Não
- Analice Fernandes - (PSDB) - Ausente
- Tomé Abduch (Republicanos) - Sim
- Dr. Elton - (União Brasil) - Sim
- Guto Zacarias (União Brasil) - Sim
- Guilherme Cortez (PSOL) – Não
- Votos Sim: 5
- Votos Não: 3
- Ausentes: 1
Relator da CPI diz que “crianças estão sendo usadas como cobaias”
Coimbra concedeu entrevista para a Gazeta do Povo e apontou os motivos pelos quais fez um relatório condenando o tratamento hormonal em menores de idade, mas que não haverá indiciamentos. “Não vamos pedir indiciamentos, nem investigações. O procedimento segue a normativa do Conselho Federal de Medicina, mas quando olhamos para a robustez dos estudos, vemos que não existe estudo para autorizar esse tipo de procedimento com menores. Não existe um estudo robusto nem a nível internacional, muito menos a nível nacional, com uma grande escala de pessoas, que dê segurança nesse tratamento nos medicamentos utilizados e no aspecto hormonal”, avalia o deputado.
“A gente está tratando nossas crianças e adolescentes como verdadeiras cobaias”.
Deputado estadual Tenente Coimbra (PL)
Coimbra esclarece os pontos práticos do relatório. “Primeiro, o cancelamento de novas admissões, até que a gente tenha a segurança de um medicamento. Quem já está lá participando que continue, mas o cancelamento de novas admissões. Que seja regulado pela Alesp, que só permita os bloqueadores hormonais a partir dos 16 anos”, argumenta ele.
Por fim, o parlamentar mostra preocupação com os medicamentos utilizados nas crianças e adolescentes. “São medicamentos utilizados para câncer, medicamentos altamente invasivos com um alto poder de ações adversas no organismo de nossas crianças e adolescentes e levando até infertilidade, então a gente conclui que não é um medicamento seguro”.
PT apresentou relatório independente que defende bloqueio hormonal
Na mesma sessão, a vice-presidente da CPI da Transição de Gênero, deputada estadual Beth Sahão (PT), leu o relatório produzido pelos deputados do PT e do PSOL que defende a continuidade do Amtigos no Hospital das Clínicas. O relatório elaborado pela esquerda tem o título: “uma CPI desnecessária, relatório em defesa da vida das pessoas trans e do Amtigos”.
Os parlamentares da oposição ressaltaram que não havia necessidade da criação da CPI, uma vez que, segundo eles, o HC segue o procedimento do Conselho Federal de Medicina (CFM).
A CPI teve seis meses de duração e ouviu três depoentes: Alexandre Sadé, psiquiatra e um dos responsáveis pelo programa no Amtigos; Durval Damiani, chefe da Unidade de Endocrinologia Pediátrica da Universidade de São Paulo; e Akemi Shiba, médica psiquiatra do HC de Porto Alegre. A CPI teve sessões desmarcadas por nove vezes e oito sessões realizadas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF