São Paulo: usuários de drogas são deslocados da praça Júlio Prestes para a praça do Cachimbo, na região da cracolândia.| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta quinta-feira (20), uma sondagem na qual perguntou de quem é a responsabilidade pela cracolândia, em São Paulo, local no centro da cidade que concentra usuários de drogas. Para 28,4% das pessoas entrevistadas, o maior responsável pela cracolândia é o Governo do Estado; na sequência, 27,8% responsabilizam a prefeitura de São Paulo. Outros 22,1% acreditam ser um problema da sociedade como um todo e, para 14,4%, é o Governo Federal o responsável; 7,3% não sabem ou não responderam.

CARREGANDO :)

A pesquisa fez um recorte entre homens e mulheres e o cenário foi divergente. Para o público feminino, 29% da culpa é da prefeitura da capital paulista, enquanto 24% responsabilizaram o estado. Com os homens, o quadro se inverteu: 33% acreditam que o problema é do governo estadual e 25% acham ser responsabilidade da gestão municipal.

Para os mais jovens, entre 16 e 34 anos, o maior responsável pela cracolândia é o Governo do Estado. Já para as pessoas entre 35 e 59 anos, a maior responsabilidade é da prefeitura. A maioria dos católicos e evangélicos concordam que a Cracolândia é um problema do estado.

Publicidade

A pesquisa ocorreu na cidade de São Paulo, entre os dias 9 e 13 julho. Participaram 1.096 pessoas de todas as regiões do município. A margem de erro estimada é de aproximadamente 3 pontos percentuais.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]