O Instituto Paraná Pesquisas divulgou na segunda-feira (18) uma pesquisa de intenção de votos dos eleitores para a Prefeitura de Santos, com nomes de pré-candidatos para a eleição municipal de outubro de 2024. A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) aparece com 35,7% das intenções de voto, seguida pelo atual prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), com 24,4%. A pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), vereadora Telma de Souza, ficou com 20,9%.
Durante evento em Santos no mês passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou apoio à deputada federal Rosana Valle nas próximas eleições. Já o atual prefeito, Rogério Santos, é do mesmo partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que ainda não se manifestou publicamente sobre quem vai apoiar no ano que vem.
O primeiro cenário apresentado pelo instituto foi a “pesquisa estimulada”, ou seja, o entrevistado escolhe um dos nomes apresentados pelo instituto.
Na pesquisa espontânea, que é aquela em que não é apresentada uma lista de opções aos entrevistados, Rogério Santos e Rosana Valle ficaram empatados com 6,6%, seguidos pelo ex-prefeito de Santos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), com 5,6%. Não sabem ou não responderam totalizaram 73%.
Segundo o Paraná Pesquisas, o grau de confiança da pesquisa é de 95% com uma margem de erro de aproximadamente quatro pontos percentuais nos resultados gerais. O instituto entrevistou 622 eleitores santistas, entre os dias 08 e 11 de dezembro de 2023.
Quase 62% dos santistas aprovam gestão do governo Tarcísio
A administração do prefeito de Santos, Rogério Santos, também foi avaliada pela pesquisa. Para 47,7% dos entrevistados, a gestão é boa ou ótima; outros 32,3% acham regular e 18% avaliam como ruim ou péssima.
Para 47,4% dos santistas a administração do governador Tarcísio de Freitas é boa ou ótima. Outros 29,9% analisam como regular e 20,2% dizem ser ruim ou péssima. Para 61,9%, a gestão de Tarcísio está aprovada; outros 32,3% a desaprovam. Eleitores que não souberam avaliar ou não responderam somam 5,8%.
Já sobre o governo federal, 35,1% consideram a gestão do presidente Lula (PT) boa ou ótima mas 23% dos entrevistados dizem ser regular e outros 40,5% acham ruim ou péssima. Para 48,6% dos santistas a administração de Lula está aprovada, enquanto outros 48,1% a desaprovam e 3,4% não sabem ou não responderam.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF