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Enel São Paulo
Apagão: Enel é cobrada por tempo de resposta após eventos climáticos desde novembro de 2023| Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O temporal que caiu na Grande São Paulo no final da tarde desta sexta-feira (20) deixou mais 665 mil clientes da Enel sem fornecimento de energia elétrica, de acordo com a concessionária responsável pelo serviço. A forte chuva na capital do estado foi acompanhada de rajadas de vento de aproximadamente de 80 km/h, que provocaram queda de árvores e galhos e danificaram trechos da rede elétrica.   

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo emitiu um alerta devido à aproximação da frente fria com potencial para queda de granizo, formação de alagamentos e rajadas de vento. O estado de atenção foi suspenso pela prefeitura por volta das 19h30 da sexta-feira.

Segundo a Enel, 8% da base de clientes da companhia teve o serviço de energia elétrica interrompido, principalmente nas regiões oeste, leste e norte de São Paulo. De acordo com o balanço divulgado pela concessionária, os municípios de Barueri e Osasco foram os mais impactados.

“A Enel Distribuição São Paulo informa que cerca de 450 mil clientes tiveram a energia restabelecida após as chuvas de ontem. A companhia segue trabalhando para normalizar o serviço para 217 mil clientes, o que representa 2,6% da base da distribuidora.”, informa o boletim da Enel, divulgado na tarde deste sábado (21).

Desde novembro do ano passado, a prefeitura de São Paulo e o governo estadual buscam medidas judiciais contra a Enel por causa dos apagões registrados na capital. Apesar da concessão para o serviço de energia ser responsabilidade da União, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) defende o rompimento do contrato da concessão com o grupo italiano.

A Enel afirma que tomou as medidas preventivas para diminuir o impacto das chuvas que estavam previstas para sexta-feira. “Acionamos antecipadamente nosso plano de contingência, com reforço das equipes em campo, que seguirão trabalhando 24h para reconstruir os trechos de rede danificados e restabelecer o serviço para todos os clientes.”

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