Elói Pietá (PT), em Guarulhos, fazendo campanha para Lula (PT) em 2018.| Foto: Divulgação/Partido dos Trabalhadores
Ouça este conteúdo

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta quinta-feira (27), uma pesquisa sobre a eleição para a prefeitura de Guarulhos (SP) em 2024. No cenário estimulado, em que as opções de candidatos são elencadas pela sondagem, o ex-prefeito Elói Pietá (PT) lidera com 28%. Em segundo lugar aparece o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), com 18,7%, e na terceira posição está o deputado estadual Márcio Nakashima (PDT), com 12,3%.

CARREGANDO :)

Na pesquisa de rejeição, o petista também lidera o ranking. Para 29,7% dos entrevistados, o ex-prefeito Elói Pietá não é uma opção de voto, seguido pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Fausto Martello (PDT) com 15,5% e pelo deputado federal Alencar Santana (PT), com 9,8% de rejeição.

Pesquisa mostra avaliação da atual gestão em Guarulhos

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), conhecido como "Guti", também teve a sua gestão avaliada pelos entrevistados. Ele foi reprovado por 56,5% e aprovado por 40,2%. Para 25% das pessoas que responderam a pesquisa, a atual administração de Guarulhos é ótima ou boa.

Publicidade

Outros 34,2% acham regular e 40% dizem ser péssima ou ruim. O atual prefeito não pode ser candidato no próximo pleito, pois já está no segundo mandato consecutivo no município. A pesquisa foi realizada no município de Guarulhos entre os dias 22 e 25 de julho. A margem de erro pode ser de até 3,7%.

Avaliação de Tarcísio e Lula no município de Guarulhos

Para 65,7% dos entrevistados, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) está aprovado, enquanto outros 28,3% desaprovam o governo paulista. Para 47,1% a gestão estadual é ótima ou boa e 30,5% acham regular, enquanto 18,8% dizem ser péssima ou ruim.

O governo federal também foi avaliado. Em relação a Lula (PT) houve um empate técnico: 47,8% aprovam e 47,4% desaprovam o governo. Para 34,3%, o petista faz uma gestão ótima ou boa e outros 26,1% dizem ser regular, enquanto 37,4% acham a avaliação federal petista péssima ou ruim.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]