A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo estão realizando, nesta terça-feira (2), novas buscas pelo helicóptero que desapareceu no último domingo (31) no litoral norte paulista. A aeronave decolou do Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h15 com o piloto e três passageiros. O destino seria a região de Ilhabela, mas o último contato com a torre de controle foi feito duas horas depois da decolagem, perto de Caraguatatuba.
As buscas pelo helicóptero começaram após a emissão de um alerta da FAB às 22h40 do dia 31 para o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) e para a PM de São Paulo. Na segunda-feira (1º) foi definido um perímetro entre a região de Caraguatatuba e a Serra do Mar. No local há uma densa formação de Mata Atlântica, um fator complicador para o trabalho das equipes de buscas.
Luciana Rodzewics, de 45 anos, e a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos foram convidadas por Rafael Torres, um amigo da família, para fazerem o passeio na véspera do Ano Novo. Os três eram passageiros no helicóptero, cujo piloto era Cassiano Tete Teodoro. Ele é sócio da empresa que operava a aeronave, e já teve a licença de piloto cassada em 2021.
Por volta das 14h, Letícia enviou uma mensagem de dentro do helicóptero para o namorado, dizendo que o tempo estava fechado. Pouco tempo depois, a aeronave chegou a fazer um pouso de emergência em uma área de mata. De acordo com o portal g1, o namorado de Letícia chegou a perguntar à jovem onde teria sido feito o pouso, e ela teria respondido que não sabia. “Estou parada no meio do mato”, disse.
Depois da troca de mensagens, Letícia enviou um vídeo ao namorado mostrando forte neblina na região e dizendo que eles voltariam à capital por conta do mau tempo. Esta foi a última comunicação dos tripulantes da aeronave com a família em terra. Mais tarde, por volta das 15h, o contato com a torre de controle aéreo foi perdido.
Nota oficial da FAB sobre o desaparecimento do helicóptero
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada a respeito do desaparecimento de um helicóptero, de matrícula PR-HDB, no litoral de São Paulo (SP). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano – (2°/10° GAV), foi acionada na madrugada desta segunda-feira (01/01) para iniciar as buscas na região.
Os voos perduraram-se ao longo de todo o dia. Até o momento, a aeronave não foi localizada.
A fim de continuidade às buscas, coordenadas pelo SALVAERO, a aeronave militar decolará novamente na madrugada desta terça-feira (02/01).
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião