O anúncio do investimento bilionário para construção do túnel Santos-Guarujá, em conjunto entre o governo federal e a gestão paulista, foi ofuscado pela aproximação política e alinhamento de discursos entre o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante o evento no Porto de Santos, na última sexta-feira (2).
A parceria com Lula gerou uma reação dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principal mentor e cabo eleitoral do ex-ministro de Infraestrutura nas eleições ao governo paulista em 2022.
Depois dos elogios de Lula, cumprimentos, risadas trocadas e até um convite de “volta ao PT” dirigidos por militantes durante o evento, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou as redes sociais para responder o presidente da República e postou uma foto com o governador Tarcísio de Freitas, cotado pela direita brasileira para disputa presidencial contra a reeleição de Lula em 2026. “Elogiar ministros de Bolsonaro é fácil, difícil é elogiar ministros de Lula”, rebateu pelo X, antigo Twitter.
O filho do ex-presidente ainda acusou governadores petistas de tirarem a Polícia Militar da segurança de Bolsonaro durante as viagens presidenciais aos estados chefiados pelos opositores políticos durante o último mandato. “Uma irresponsabilidade. Lula deve ter uma inveja danada do Tarcísio ser Bolsonaro”, completa Flávio em postagem na rede social.
Após a temperatura da relação política entre os governos federal e estadual começar a semana em alta por causa do túnel Santos-Guarujá, na última terça-feira (30), Lula e Tarcísio se reuniram em Brasília (DF) e alinharam o cronograma e audiências públicas para discussão da modelagem do projeto para a obra com custo de quase R$ 6 bilhões com recursos divididos entre União e Estado, além de uma Parceria Público Privada (PPP).
Durante o evento desta sexta-feira, Lula e Tarcísio repetiram que “estão juntos” para tirar do papel a obra de ligação aguardada há 100 anos entre as cidades de Santos e Guarujá, separados por 800 metros com necessidade de um túnel imerso no mar, na área que possui o maior fluxo de veículos de balsa do mundo com pico de 30 mil veículos por dia.
“É por isso que estou aqui. Para anunciar que eu e o Tarcísio estamos juntos. Em quem ele vai votar, é um problema dele. Em quem eu vou votar, é um problema meu. Mas estamos juntos no compromisso de servir o povo deste estado”, afirmou Lula durante o discurso, que prometeu deixar as divergências políticas para as eleições de 2026.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF