• Carregando...
Operação Escudo será retomada nesta quarta-feira (15) na Baixada Santista.
Operação Escudo será retomada nesta quarta-feira (15) na Baixada Santista.| Foto: Sergio Barzaghi / Governo do Estado de SP

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou nesta segunda-feira (13) em seu Instagram o retorno da Operação Escudo a partir desta quarta em toda a região da Baixada Santista. O motivo do retorno da operação se deu pelo aumento dos arrastões e roubos nas cidades de Santos e Guarujá nos últimos dias, segundo apuração da Gazeta do Povo.

Na sua primeira fase, a operação durou 40 dias e apreendeu cerca de 1 tonelada de drogas, mais de 100 armas e deixou 28 mortos. A operação foi alvo de processos da Defensoria Pública e de partidos de esquerda, que relataram tortura e “uso excessivo da força” por parte dos policiais envolvidos na ação. A defensoria também pediu ao Ministério Público o uso de câmera corporal em todos os policiais da Operação Escudo – no entanto, ela logo foi encerrada pelo Governo do Estado.

De acordo com o secretário, a operação terá duração até o início da Operação Verão, que normalmente começa em 15 de dezembro e vai até o carnaval. Na Operação Verão o efetivo para as regiões do Litoral Sul de São Paulo é ampliado com a utilização de soldados recém-formados. O objetivo é atender a esses locais que costumam ter a população dobrada no fim de ano.

Derrite ainda justificou a demora na entrega do novo Batalhão de Polícia na região do Guarujá. “A obra do batalhão do Guarujá ficou paralisada não por uma intenção nossa, mas porque a empresa contratada não cumpriu com as suas obrigações e abandonou a obra. A segunda colocada vai retomar a obra e quando o batalhão for transferido para essa nova unidade onde hoje é o batalhão, vai ser a Companhia de Força Tática no Guarujá. Isso significa um aumento real de efetivo de cerca de 150 policiais só no Guarujá”, disse o secretário em vídeo publicado no seu Instagram.

Por fim, Derrite afirmou que o foco da atual gestão é o combate ao crime organizado na região da Baixada Santista e agradeceu o apoio da deputada federal Rosana Valle (PL), que é pré-candidata a disputar a prefeitura de Santos, e o deputado estadual Tenente Coimbra (PL).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]