O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou nesta segunda-feira (13) em seu Instagram o retorno da Operação Escudo a partir desta quarta em toda a região da Baixada Santista. O motivo do retorno da operação se deu pelo aumento dos arrastões e roubos nas cidades de Santos e Guarujá nos últimos dias, segundo apuração da Gazeta do Povo.
Na sua primeira fase, a operação durou 40 dias e apreendeu cerca de 1 tonelada de drogas, mais de 100 armas e deixou 28 mortos. A operação foi alvo de processos da Defensoria Pública e de partidos de esquerda, que relataram tortura e “uso excessivo da força” por parte dos policiais envolvidos na ação. A defensoria também pediu ao Ministério Público o uso de câmera corporal em todos os policiais da Operação Escudo – no entanto, ela logo foi encerrada pelo Governo do Estado.
De acordo com o secretário, a operação terá duração até o início da Operação Verão, que normalmente começa em 15 de dezembro e vai até o carnaval. Na Operação Verão o efetivo para as regiões do Litoral Sul de São Paulo é ampliado com a utilização de soldados recém-formados. O objetivo é atender a esses locais que costumam ter a população dobrada no fim de ano.
Derrite ainda justificou a demora na entrega do novo Batalhão de Polícia na região do Guarujá. “A obra do batalhão do Guarujá ficou paralisada não por uma intenção nossa, mas porque a empresa contratada não cumpriu com as suas obrigações e abandonou a obra. A segunda colocada vai retomar a obra e quando o batalhão for transferido para essa nova unidade onde hoje é o batalhão, vai ser a Companhia de Força Tática no Guarujá. Isso significa um aumento real de efetivo de cerca de 150 policiais só no Guarujá”, disse o secretário em vídeo publicado no seu Instagram.
Por fim, Derrite afirmou que o foco da atual gestão é o combate ao crime organizado na região da Baixada Santista e agradeceu o apoio da deputada federal Rosana Valle (PL), que é pré-candidata a disputar a prefeitura de Santos, e o deputado estadual Tenente Coimbra (PL).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião