Um aluno do Ensino Médio foi apreendido por matar uma aluna e deixar outras três feridas após disparos de arma de fogo, na manhã desta segunda-feira (23), dentro da Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo. A arma utilizada no ataque foi um revólver 38 que pertencia ao pai do atirador.
O ataque teria ocorrido próximo ao horário de entrada dos alunos na escola entre 7h10 e 7h20. Segundo o Governo do Estado, o atirador tem 15 anos, estava no 1º ano e fazia ameaças constantes aos colegas de turma. A polícia aponta quatro disparos foram feitos pelo atirador, que após detenção foi encaminhado para a Fundação Casa, segundo o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Durante entrevista coletiva, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o sentimento dele era de impotência e frustração diante do trabalho preventivo realizado em parceria entre as secretarias de Educação e Segurança Pública. "Temos Ronda Escolar ativa, escola conta com psicólogos, tivemos 15 atendimentos nesse último mês e houve treinamento contra agressão na escola. Quer dizer ainda assim não foi suficiente. De março para cá, foram 165 tentativas ou suspeitas foram frustradas. Quando você falha, fica a dor e a necessidade de rever tudo que está fazendo para evitar novas ocorrências", avalia.
O governador repetiu algumas vezes que não vê solução para o problema durante a entrevista coletiva. "Nem todos os casos a gente vai conseguir chegar a tempo. Essa é a questão. São 1.800 alunos, imagina fazer a revista todos os dias de todos os alunos. Eu não tenho as respostas, gostaria de ter. A solução é colocar detector de metal na porta de todas as escolas? Essa seria a solução?", questiona Freitas
Mais cedo, o governador de São Paulo lamentou o ocorrido nas redes sociais. “Estamos consternados com mais um terrível ataque nas nossas escolas. Na manhã de hoje, três alunos foram atingidos a tiros na Escola Estadual Sapopemba e um deles, infelizmente, não resistiu. O autor dos disparos e a arma foram apreendidos. Nesse momento, a prioridade é apoiar os estudantes, professores e familiares. Toda minha solidariedade às famílias e a todos os afetados neste triste episódio”.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Maduro abranda discurso contra os EUA e defende “novo começo” após vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF