Imagem de como ficará o projeto do Complexo Turístico Gruta do Arcanjo.| Foto: Divulgação/Basílica de São Miguel Arcanjo
Ouça este conteúdo

Uma estátua de São Miguel Arcanjo com 70 metros de altura está em construção no interior de São Paulo. A Basílica localizada na cidade de São Miguel Arcanjo, a 180 quilômetros de distância da capital paulista, iniciou as obras em maio de 2023. A previsão é que as obras sejam finalizadas em 2026.

CARREGANDO :)

A estátua será maior que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura, e que a Estátua da Liberdade da Havan, em Barra Velha (SC), com 57 metros.  

A Basílica de São Miguel Arcanjo atrai fiéis do Brasil inteiro. Para acomodar esse público foi estruturado um grande projeto, o Complexo Turístico Gruta do Arcanjo, localizado a 1,5 quilômetro da Basílica, em uma área de 30 mil m².

Publicidade

“O peregrino vem por devoção para participar da missa e vai naturalmente querer passar mais tempo naquele lugar. Começamos a estudar para fazer uma estátua. As coisas foram sendo conduzidas por Deus”, explica o padre Márcio Almeida, reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo.

Os estudos para o início do projeto começaram em 2019. “Tentamos comprar cerca de cinco terrenos, mas não deu certo. Então, ganhamos um terreno e, diante da possibilidade, ampliamos a nossa ideia. Surgiu então o Complexo Turístico Gruta do Arcanjo”, conta o padre.

O complexo é composto por dois prédios, praça campal, estacionamento, espaço comercial e uma igreja. Um dos prédios terá banheiros, lanchonete, uma capela para 80 pessoas e um auditório com capacidade para 250 pessoas. Segundo o religioso, essa estrutura está quase finalizada.

A imagem de 70 metros de altura será construída no segundo prédio, que deve iniciar as obras no segundo semestre deste ano. “A parte da ferragem da estátua está praticamente pronta. O primeiro trabalho do escultor é trabalhar no ferro e depois vem com o concreto. Está praticamente finalizado, mas somente será colocado depois do prédio pronto”, diz o reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo.

“O tamanho será de 70 metros de altura. Em torno de 57 metros é o tamanho da estátua, mas a contagem inclui a base, que terá um aspecto de rocha. Então, do chão até a ponta da asa, terá 70 metros”, complementa.

Publicidade

Na sequência da obra do complexo será construída uma praça campal com espaço para 15 mil fiéis, para celebrações de missas. A primeira parte do projeto do complexo envolve os prédios, praça campal e estátua, com previsão de finalização para 2026. Após essa primeira entrega, a Basílica começará a estudar um novo projeto para a igreja, que ainda não tem previsão para início das obras.

“O projeto da igreja é uma obra com custo grande, pois é uma igreja semelhante ao Santuário de São Miguel Arcanjo da Itália. Por fora tem a semelhança de uma gruta e por dentro também”, afirma o sacerdote Márcio Almeida.

A construção do complexo tem como objetivo atrair mais fiéis para a devoção a São Miguel Arcanjo. “São Miguel é o defensor do povo de Deus, é uma compreensão da tradição da igreja. Ele é o nosso defensor, um anjo que tem uma missão maior que a dos anjos comuns, alguém que está ao nosso lado para nos defender”, evidenciou o padre.

Complexo Turístico Gruta do Arcanjo| Foto: Divulgação/Basílica de São Miguel Arcanjo

Projeto será custeado com doações de benfeitores da igreja 

O custo do projeto total foi estimado em R$ 26 milhões, a partir de doações de benfeitores da igreja. A primeira fase das obras deve custar em torno de R$ 12 milhões. Uma campanha de doações destinada somente à obra do complexo foi organizada.

Publicidade

Os fiéis já podem visitar o espaço para ver como está o andamento das obras. Segundo o padre, assim que houver a liberação do primeiro prédio terão início as celebrações de missas no local.

É possível contribuir com o projeto, que agrega informações pelo site da Basílica de São Miguel Arcanjo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]