Os deputados estaduais de São Paulo aprovaram nesta terça-feira (10) o projeto de lei do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que isenta veículos leves movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos do pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
A aprovação ocorreu em uma sessão extraordinária de mais de duas horas, marcada por críticas da oposição, que reclamou da exclusão dos carros elétricos do Projeto de Lei 1.510/2023. A isenção será válida de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026.
Por ser um projeto de lei, a base governista precisava de 48 votos para aprová-lo. O texto recebeu 53 votos favoráveis e 10 contrários. Para obter o benefício, os veículos híbridos deverão ter motor a combustão abastecido exclusivamente com etanol ou tecnologia flex. A medida se limita a modelos com valor de até R$ 250 mil.
O IPVA no estado de São Paulo será reajustado de forma gradativa:
- 2025: 0%
- 2026: 0%
- 2027: 1%
- 2028: 2%
- 2029: 3%
- 2030: 4% (alíquota integral)
O PL 1.510/2023 também isenta, entre 2025 e 2029, o IPVA de ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo biometano. O texto segue para sanção do governador.
Tarcísio já havia vetado projeto sobre isenção de IPVA em São Paulo
O envio do PL 1.510/2023 foi uma resposta ao veto do governador, em 2023, a um projeto de lei dos deputados Antonio Donato (PT) e Ricardo França (Podemos). A proposta vetada previa isenção de cinco anos de IPVA para veículos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio.
O governo justificou o veto alegando que os carros elétricos não incentivam o uso do etanol produzido no estado. Além disso, argumentou que as montadoras em São Paulo não produzem modelos elétricos.
Segundo apuração da Gazeta do Povo, a aprovação do PL gerou atrito com prefeitos do estado que não foram consultados durante a elaboração do projeto pela Casa Civil, apesar de serem beneficiados com o repasse do IPVA.
Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião