O vereador Lucas Pavanato (PL), o mais votado de São Paulo nas eleições 2024, registrou três boletins de ocorrência nesta segunda-feira (6) após sofrer ameaças nas redes sociais. As mensagens ofensivas ocorreram após uma publicação sobre a atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro pela atuação no filme "Ainda estou aqui". A esposa de Pavanato, que está grávida, também foi alvo de ameaças e xingamentos.
No domingo (5), antes do fim da premiação, Pavanato publicou na rede social X que Fernanda Torres havia perdido a disputa. “Ainda estou aqui e Fernanda Torres perderam a premiação, deixe sua risada”, escreveu. A publicação foi apagada, e no dia seguinte o vereador corrigiu a informação: “Fernanda Torres ganhou, mas não esqueçam que o filminho clichê perdeu e não dá pra recorrer ao STF”.
As ameaças se intensificaram. Em uma das mensagens no X, um usuário declarou: “Meu maior sonho é ver o corpo do Pavanato e do Nikolas Ferreira [deputado federal] mortos em praça pública”. Intimidações contra o vereador ocorrem desde o Natal, quando ele publicou uma foto com a esposa e o ultrassom do bebê. Um usuário comentou que gostaria de “chutar a barriga da esposa” e que, se os encontrasse, os mataria “com um golpe de machado”.
Em entrevista à Gazeta do Povo, Pavanato classificou as ameaças como “sujas”. “Desde que assumi o mandato, recebo ameaças, mas algumas são mais sujas. Ontem, com a polêmica da Fernanda Torres, recebi ameaças piores, incluindo uma envolvendo minha esposa e minha filha.” O vereador informou que pediu escolta à Câmara Municipal, que informou estar providenciando guardas civis metropolitanos para a proteção dele.
Lucas Pavanato é o vereador conservador mais votado do Brasil
Lucas Pavanato, de 26 anos, foi o vereador mais votado em São Paulo e no Brasil nas eleições de 2024, com 161.386 votos. Conservador e influenciador digital, ele é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem grande alcance nas redes sociais.
Pavanato iniciou a trajetória política em 2018 como estagiário no gabinete do vereador Fernando Holiday (PL), o qual considera um dos principais incentivadores de sua carreira. Ele estreou como candidato em 2022, disputando uma vaga de deputado estadual pelo partido Novo, quando obteve 36 mil votos e ficou como suplente.
Considerado uma das promessas do Partido Liberal, Pavanato possui mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, incluindo 1,6 milhão no TikTok e 1,4 milhão no Instagram.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião