O vereador Lucas Pavanato (PL), o mais votado de São Paulo nas eleições 2024, registrou três boletins de ocorrência nesta segunda-feira (6) após sofrer ameaças nas redes sociais. As mensagens ofensivas ocorreram após uma publicação sobre a atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro pela atuação no filme "Ainda estou aqui". A esposa de Pavanato, que está grávida, também foi alvo de ameaças e xingamentos.
No domingo (5), antes do fim da premiação, Pavanato publicou na rede social X que Fernanda Torres havia perdido a disputa. “Ainda estou aqui e Fernanda Torres perderam a premiação, deixe sua risada”, escreveu. A publicação foi apagada, e no dia seguinte o vereador corrigiu a informação: “Fernanda Torres ganhou, mas não esqueçam que o filminho clichê perdeu e não dá pra recorrer ao STF”.
As ameaças se intensificaram. Em uma das mensagens no X, um usuário declarou: “Meu maior sonho é ver o corpo do Pavanato e do Nikolas Ferreira [deputado federal] mortos em praça pública”. Intimidações contra o vereador ocorrem desde o Natal, quando ele publicou uma foto com a esposa e o ultrassom do bebê. Um usuário comentou que gostaria de “chutar a barriga da esposa” e que, se os encontrasse, os mataria “com um golpe de machado”.
Em entrevista à Gazeta do Povo, Pavanato classificou as ameaças como “sujas”. “Desde que assumi o mandato, recebo ameaças, mas algumas são mais sujas. Ontem, com a polêmica da Fernanda Torres, recebi ameaças piores, incluindo uma envolvendo minha esposa e minha filha.” O vereador informou que pediu escolta à Câmara Municipal, que informou estar providenciando guardas civis metropolitanos para a proteção dele.
Lucas Pavanato é o vereador conservador mais votado do Brasil
Lucas Pavanato, de 26 anos, foi o vereador mais votado em São Paulo e no Brasil nas eleições de 2024, com 161.386 votos. Conservador e influenciador digital, ele é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem grande alcance nas redes sociais.
Pavanato iniciou a trajetória política em 2018 como estagiário no gabinete do vereador Fernando Holiday (PL), o qual considera um dos principais incentivadores de sua carreira. Ele estreou como candidato em 2022, disputando uma vaga de deputado estadual pelo partido Novo, quando obteve 36 mil votos e ficou como suplente.
Considerado uma das promessas do Partido Liberal, Pavanato possui mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, incluindo 1,6 milhão no TikTok e 1,4 milhão no Instagram.
- Denúncias contra policiais, combate ao PCC e redução de crimes marcam governo Tarcísio em 2024
- Mello Araújo diz que escolheu ser vice de Nunes e não quer secretaria em São Paulo
- Angela Gandra: “Defendo a vida, mas não é pauta da minha secretaria”
- Vereador mais votado de SP inicia mandato protocolando CPIs polêmicas
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Meta anuncia que adotará sistema semelhante ao do X para checagem de fatos
Morador de rua preso pelos atos de 8/1 é absolvido por Moraes; assista ao Sem Rodeios
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF