• Carregando...
Lula chega em São Paulo em meio a especulações sobre aliança entre Boulos e Marta
Marta Suplicy com Lula, em foto publicada no Instagram dela em fevereiro de 2022.| Foto: Reprodução/Instagram Marta Suplicy

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 16h30 desta sexta-feira (12). A presença dele na capital paulista coincide com um fim de semana crucial para a política local, marcado pelo encontro entre o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) e a ex-prefeita Marta Suplicy (sem partido).

Embora a assessoria de imprensa da Presidência da República tenha afirmado que o presidente está em "agenda privada" e que não há confirmação de participação de Lula no evento nem encontros políticos pré-agendados com Boulos e Marta, a movimentação política sugere uma possível influência do presidente na aliança em formação.

Na última segunda-feira (8), Marta deixou o cargo que ocupava na prefeitura de São Paulo após uma reunião com o presidente Lula. Há expectativas sobre o retorno dela ao Partido dos Trabalhadores (PT), para se tornar a vice na chapa à prefeitura de São Paulo liderada por Boulos, e que enfrentará o candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) em uma aliança da direita.

O almoço marcado para este sábado (13) reunirá Marta, Boulos e outros políticos, incluindo o deputado federal Rui Falcão (PT-SP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, que desempenhou um papel crucial na articulação da possível aliança.

A possível volta de Marta ao PT é vista como certa por alguns petistas, embora uma ala minoritária resista devido a acontecimentos passados, como a saída dela do partido no ano de 2015 em meio a críticas ao partido e ao voto favorável ao impeachment de Dilma Rousseff (PT).

O PT-SP deve se manifestar oficialmente sobre a aliança após uma reunião do diretório municipal na próxima terça-feira (16) que também abordará os termos da filiação de Marta, sujeita à aprovação da Executiva nacional ou estadual do partido, conforme estabelecido pelo estatuto do PT.

De acordo com o publicado pelo portal G1 no final dessa sexta-feira (12), a refiliação de Marta Suplicy ao partido foi marcada para o dia 3 de fevereiro e o ato terá presença de Lula. A assessoria de imprensa do PT, no entanto, não confirmou a informação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]